segunda-feira, 2 de julho de 2012

Colecionador de Jornais natural de Ijuí - há mais de 35 anos!

 
 

Novos tempos... Internet.... Nova motivação....!

As notícias publicadas acima são dos anos 80. Destacam um dos meus “hobby”, ou seja, de “colecionar jornais”, entre outras coisas (selos, moedas, pedras, etc.). Hábito que cultivo desde a minha mocidade. Minha coleção não é necessariamente de jornais antigos (apesar de ter centenas de jornais do século passado, e edições número “um”). Mas o foco principal é ter um exemplar de cada publicação tanto do Brasil como do Exterior.
- No passado já fiz duas exposições em Ijuí, RS. Atualmente penso em fazer novamente, mas não sei quando e nem aonde.
- É algo diferente, inédito, de grande volume e que ocupa grande espaço.  Tanto em minha casa, na cidade de Blumenau, SC, como no deslocamento ou organização de uma exposição.
- Na verdade, numa época (conforme notícia acima) cheguei  a pensar em me desfazer dela, doá-la para alguma Instituição. No caso a Universidade de Rio Grande, RS, chegou a mostrar interesse... Mas, o processo não evoluiu... Ainda bem...! Ufa! Hoje talvez estaria arrependido...
- Durante muitos anos – mais de 30 anos – o ato de colecionar ficou bastante “congelado”, parado... Esfriou... Muitas coisas e mudanças aconteceram em minha vida pessoal... Saí da cidade de Ijuí e vim morar em Santa Catarina...
- Neste tempo (décadas) o mundo mudou e muito. .. Antigamente a comunicação era mais difícil, e não existia a internet... Era preciso escrever uma carta a mão ou datilografar... para alguém, um jornal, um jornalista... solicitando exemplares...
Hoje está tudo mais fácil... E, diante desta facilidade e modernidade, pretendo voltar a me dedicar para a coleção... ampliá-la e ter exemplares de todos países do mundo (hoje já tenho cerca de 100 países)... Preciso catalogar a mesma e até criar um blog específico na internet...
Me falta tempo para esse hobby... mas minha disposição é grande para tal empreendimento.... Vamos acreditar!...
- Quem puder me ajudar com algum jornal antigo, de sua cidade, pode entrar em contato.... Atualmente estou procurando e precisando exemplares antigo dos jornais publicados em Ijuí, em especial do jornal Correio Serrano de Ijuí e do Jornal da Manhã, A Cidade , Impacial, Sentinela da Região...

Abraços!

Luis Carlos Ávila - o "Bagé"
(0xx47) 9628-2443
bage.blumenau@gmail.com

3 comentários:

  1. quanto custa o jornal original da noticia do naufragio do titanic. jornal the dayln news tiragem 20.624 londom, meu nome é marcos, onde posso comprovar a autenticidade do mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Saudações Marcos! O valor é muito difícil de definir. Sempre irá depender de quem compra - e nesse caso os interessados é número reduzido - e de quanto eles estão dispostos a pagar... Claro que é uma data e um acontecimento especial o que valoriza o mesmo. E tudo que está ligado a história do Titanic é super valioso. Não tenho idéia ou conhecimento desse valor. Precisas fazer uma ampla pesquisa na internet sobre o comércio e o valor de tudo que está ligado ao Titanic. E claro quanto mais original, maior valor. Tenho visto também que muita coisa é vendida em leilão nos EUA e Europa. Quanto a autenticidade do jornal o que poderia dizer é que pela idade e quanto mais amarelado estiver o papel, ressecado é sinal de ser original. Ver se é uma impressão normal, padrão de um jornal e não é apenas uma versão de turista, lembrança, mal feita. Se puder digitalizar algumas páginas e mandar para analisar poderemos dar uma opinião mais segura. Quem na verdade que irá autenticar o mesmo poderá ser uma dessas casas de leilão de objetos antigos. No Brasil não sei endereços, mas deve ter.. A internet é o caminho para essas respostas. No momento seria isso. A disposição: Luis Carlos - Bagé.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite bem eu tenho um jornal aqui foi um primeiro jornal era da minha avó ela faleceu com 110 anos como eu faço será que interessasse algum colecionador

    ResponderExcluir