terça-feira, 26 de junho de 2012

Primeira Igreja Batista de Ijuí - fundada em 1917 na Linha 18 Norte e desde 1952 na rua Álvaro Chaves

Antigo prédio da Primeira Igreja Batista de Ijuí fundada em 1917.  Inicialmente funcionou na Linha 18 norte do rio Ijuí, interior do município. Anos depois, no pastorado do Pr. Oskar Horn, no dia 19/09/1952, a Igreja se transferiu para o centro da cidade de Ijuí. Na oportunidade foi adquirido o antigo prédio da Sociedade Ginástica e Canto de Ijuí, depois Clube Comercial e atual Sociedade Ginástica Ijuí (SOGI). 
Entre os anos 70/80 o antigo prédio da Igreja foi derrubado e sobre ele foi construido um moderno e amrplo templo para pregação da Palavra de Deus.
Fonte: "Álbum Comemorativo" dos 75 anos de Colonização de Ijuí, publicado em 1965, pela Editora Revista Brasileira (que tinha por objetivo mostrar os municípios do Brasil). Infelizmente na edição publicada não consta a sede da Editora, apenas cita o nome de seu editor: H. P. Müller. (Oportunamente iremos publicar de forma integral toda publicação/Álbum dos 75 anos na seção de "Documentos e séries completas" de nosso Blog). Interessante observar que já aqui o sr. Avelino Costa Beber não usa o primeiro nome, que aparece em outros documentos.
Texto publicado no "Guia Publicitário e Histórico de Ijuí e Panambi - 1955/56", organizado por Fraiem Cotliarenco Editora, de Porto Alegre, RS.
Esta era a antiga sede de Sociedade Ginástica e Canto de Ijuí, depois Clube Comercial e atual Sociedade Ginástica Ijuí (Sogi). - Foto é da década de 1910.  Durante a 2ª grande guerra a sociedade fechou as portas tornando-se Quartel do 1º G do 4º R.A.D.C. Só em 27/05/1942 reabriu com o nome “Clube Comercial”. Em 1952 o prédido foi vendido, e após as devidas reformas e adaptações tornou-se o primeiro templo da Primeira Igreja Batista de Ijuí, na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário