sexta-feira, 1 de junho de 2012

Conheça os principais prédios, construções e edifícios históricos - ou mais antigos - de Ijuí. Inclusive o registros de muitos que já não existem mais! - Parte III

Rua do Comércio:

Residências do primeiro Intendente e Prefeito de Ijuí por vários anos: Antonio Soares de Barros - conhecido também como "Coronel Dico"!
Reprodução de artigo publicado no jornal Correio Serrano do dia 19-10-1973
Nos primeiros tempos da criação da "Colônia de Ijuhy", a partir de 1890,  Antônio Soares de Barros trazia produtos de Cruz Alta e Porto Alegre para revender - porta a porta - aos primeiros colonos imigrantes recém-chegados. Fonte das ilustrações publicadas nesta postagem: Livro "CASA DICO SOCIEDADE ANÔNIMA. 60 anos dentro de uma firma, 1890 - 1950. Porto Alegre, RS. Globo, 1951".
Os negócios prosperaram imensamente que já em em 1900 Antonio Soares de Barros adquire seu primeiro pedaço de terra para construir ali seu armazém e posto comercial. A bela edificação de alvenaria (01) estava construída na esquina da rua 7 de Setembro com rua do Comércio, onde hoje encontra-se o edifício da Organização Hass (03). Logo após concluir o prédio da esquina, (01)no início do século XX, ele já inícia a construção de sua nova residência ao lado e de frente para a rua do Comércio (02), onde mora até 1927. (Esta casa não existe mais. Foi destruída no final do século passado, isto é, entre os anos de 1990-2000. Ali foi construído outra casa moderna - 04). No ano de 1927 o Cel. Dico inaugura as novas e amplas instalações da Casa Dico na esquina em frente, isto é, da rua 7 de Setembro com a do Comércio (ver fotos e montagem abaixo). Nesse amplo e bonito prédio ele instala a loja comercial no andar térreo, e a parte de cima passa a ser sua residência até momentos antes de se transferir definitivamente para Porto Alegre (nos anos no final de 1938), onde morou até 22 de dezembro de 1955, quando faleceu.
Visual interno da Casa Comercial Dico no ano de 1917, bastante variado e movimentado atendendo a todos imigrantes não só da "Colônia de Ijuhy", mas de toda região das missões e alto uruguguai. Fonte: Livro "CASA DICO SOCIEDADE ANÔNIMA. 60 anos dentro de uma firma, 1890 - 1950. Porto Alegre, RS. Globo, 1951".
Nesta foto publicada na Revista Comemorativa ao Centenário da Independência do Brasil, em 1922, aparece a rua do Comércio já bastante arborizada. Em primeiro plano podemos ver a esquerda, na esquina com a rua 7 de Setembro a Casa Comercial "Dico" e em seguida antiga residência do ex-Intendente de Ijuí e proprietário da Casa Dico, o Coronel Antonio Soares de Barros.

Fonte: Livro "CASA DICO SOCIEDADE ANÔNIMA. 60 anos dentro de uma firma, 1890 - 1950. Porto Alegre, RS. Globo, 1951".
As imagens acima (01 e 02) mostram o majestoso prédio construído em 1927, para abrigar no andar térreo as novas instalações da "Casa Dico" e na parte superior a residência da família de Antonio Soares de Barros. Na parte inferior da montagem (03) podemos ver um visual atual, no ano de 2012, do mesmo prédio localizado na esquina da rua do Comércio com 7 de Setembro. Após a mudança do Cel. Dico para Porto Alegre, em 1938, o prédio passa a ser ocupado e de propriedade do comerciante Alcindo Pereira Gomes, então  representante da Chevrolet para a região.

Sinais do século passado...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário