terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Solenidade comemorativa, festiva, cheia de histórias e emoções marcaram os 100 anos de emancipação política/administrativa de Ijuí

Ano de 1912:
Cidade de Ijuí em 1912, quando emancipada, vista a partir dos trilhos da viação férrea, na rua do Comércio
Ano de 2012:
Cidade de Ijuí 100 anos depois, em 2012, também vista da rua do comércio, na altura dos trilhos da viação férrea.
Comemorações oficiais alusivas aos 100 anos de emancipação política/administrativa de Ijuí 
 Evento contou com o relançamento do projeto Poesia no Ônibus, lançamento do livro “Ijuí: Histórias Revividas – 100 anos de emancipação”, divulgação do resultado do concurso dos 100 anos de emancipação política de Ijuí e inauguração de um marco em frente a Prefeitura que simboliza um ponto histórico do município.
      O Clube Ijuí foi o palco para o evento que marcou o dia 31 de janeiro de 2012, terça-feira, os 100 anos de emancipação política do município de Ijuí. Autoridades, lideranças, empresários, convidados e imprensa participaram do ato que teve início com um café da manhã.
Público presente no Clube Ijuí.
     Após o café da manhã aconteceu um momento de prece e oração com o Frei Irineu Costella e a Pastora Ana Isa dos Reis. Na seqüência foi relançado o projeto “Poesia no Ônibus” que tem como mentora a Vereadora Helena Marder em parceria com o Círculo de Escritores Letra Fora da Gaveta.
    Segundo Helena Marder, o projeto visa tornar mais agradável o trajeto feito pelas pessoas dentro dos ônibus da Medianeira. “São cerca de 60 poesias que estão expostas nos ônibus da empresa e que pretendem trazer auto-estima, esperança e amor para os ijuenses”, disse.
   
Lançamento do livro “Ijuí: Histórias Revividas – 100 anos de emancipação” do jornalista e historiador Ademar Campos Bindé
   Após, o evento contou com o lançamento do livro “Ijuí: Histórias Revividas – 100 anos de emancipação” escrito pelo jornalista e escritor Ademar Campos Bindé.
      Bindé em sua fala contou um pouco de sua trajetória e de seus sonhos. Falou da alegria em escrever e de ser jornalista. “Resgatar a memória, apresentar histórias e fazer uma releitura de acontecimentos destes 100 anos de emancipação foi muito bom. O livro é dividido em 4 capítulos: Desenvolvimento Econômico,  Vida Social, Personagens e Destaques Especiais”, explica.
     Ele ainda disse, que a intenção do livro é que venha somar com as demais publicações sobre o tema e estimular para que mais pessoas também possam escrever sobre o assunto.
    Também fez o uso da palavra o Advogado Amadeu Weinmann que disse que quando soube do evento fez questão de vir para o município para participar. “Além do convite do Ballin, minhas raízes me fizeram querer participar, além também do lançamento do livro do Bindé que traz a memória a todos nós”, disse.
    O Coordenador da Comissão dos 100 anos, Secretário Josias Pinheiro falou sobre a organização das comemorações e divulgou o resultado do concurso dos 100 anos de emancipação política de Ijuí que teve como vencedora Camila de Camargo. “O monumento desenhado por Camila será construído nas proximidades do quiosque da Praça”, disse.
     O Prefeito Fioravante Ballin agradeceu a todos que fazem parte da história do município. “Ijuí tem trilhado grandes conquistas ao longo destes anos, com um governo de participação, de união, de inovação e de muitos avanços sociais”, disse.
     Ballin também destacou que Ijuí está muito bem colocado no levantamento da Firjan. “Estamos em 4º lugar no ranking estadual e na 129º posição no índice nacional, sendo que o município tem se destacado no emprego, renda, educação e saúde”, ressaltou.
     O evento contou também com a exposição de quadros de Nereu Ceratti, estátuas vivas da Fundação Cultural
 
 e com a inauguração de um marco em frente a Prefeitura que simboliza um ponto histórico do município.


Fontes: 
- Reprodução de notícia publicada  no Portal Ijuí.Com – reportagem e fotos de Maraísa Forgiarini. E-mail: maraisaforgiarini@ijui.com Mais fotos disponíveis em: http://www.ijui.com/noticias/ijui/30254-evento-marca-os-100-anos-de-emancipacao-politica-de-ijui-
- Matéria e fotos no site da Prefeitura Municipal de Ijuí, disponível em: http://www.ijui.rs.gov.br/noticia/index/18876


Para saber mais sobre a história e acontecimentos da emancipação política/administrativa da cidade Ijuí veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário