quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

27º GAC de Ijuí completou 68 anos - Conheça aqui um pouco de sua história!

Portão de entrada do 27º GAC de Ijuí
 No dia 03 de fevereiro de 2011, quinta-feira,  o 27º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha Monte Caseros) sediado em Ijuí completou 68 anos de sua instalação em nossa cidade. O Quartel localizado no final da rua Marechal Mallet tem no comando o Tenente Coronel Carlos Rocha Tomás.
Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, General-de-Brigada José Caixeta Ribeiro, Tenente Coronel Marcos José de Andrade e o novo Comandante Tenente Coronel Carlos Rocha Thomaz, na passagem do comando do 27º GAC. Fonte: Portal Ijuhy.Com: http://www.ijuhy.com/noticia-ler.php?id=26174
 Para marcar a data ocorreu durante a manhã uma solenidade festiva, com desfile e formatura da tropa, com a presença do Comando do 27º GAC, autoridades e demais convidados. Ao meio-dia houve um almoço festivo do qual participaram também militares da reserva.

"Esta foto foi feita durante uma manobra no inverno de 1975...
Como podem ver estava chovendo e fazia muito frio, tanto que os soldados das pontas estão enrolados em uma meia barraca. Foi durante esta manobra que ficamos 1 semana sem poder sair do campo, porque os caminhões que transportavam as peças de artilharia não podiam transitar pelas estradas de chão. Como o tempo não melhorou tivemos que transportar todo o acampamento e as peças de artilhria com tratores numa distancia de 12 Km de estrada de chão. Eu neste dia era o responsável pela pontaria do OBUS 105 e disparamos mais de 30 projeteis em um carro velho que estava a 8 Km de distância. Não me lembro se acertamos o carro"
Foto e texto encontrado e extraído da internet, que mostra soldados do 27o. em manobra e treinamento. Usamos aqui apenas como ilustração e homenagem ao aniversário desta Unidade Militar, com sede em Ijuí, RS. fonte: http://www.flickr.com/photos/gesing/26962218/

       Neste dia festivo aproveitamos para reproduzir em nosso blog um material histórico publicado  jornal Correio Serrano sobre a história e o trabalho do GAC no município de Ijuí.
O jornal, em sua edição de 5 de novembro de 1967, reproduz o primeiro ato de instalação da unidade militar em Ijuí, escrito em 1943 e assinado pelo então Ministro da Guerra do Brasil, General Eurico Gaspar Dutra, com o seguinte teor: 
General Eurico Gaspar Dutra - aqui como presidente do Brasil
 “... O Ministro da Guerra General Eurico Gaspar Dutra, dá efetivo ao II/4º RADC (Segundo Grupo  do Quarto Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria) constituindo-se, inicialmente, 17 Oficiais, 3 Subtenentes, 31 Sargentos, 58 Cabos e 265 Soldados e sediando-o em Ijuí...”.
No edifício do Tiro de Guerra 337 (lateral ao Ruizinho) achava-se instalado o Comando do II/4º RADC em sua fase de instalação em Ijuí, no ano de 1943. Foto publicada no jornal Correio Serrano do dia 05/11/1967.
Para a instalação inicial do Grupo foram utilizados os prédios ocupados pelo Tiro de Guerra no 337 e a sede do Clube Comercial, ambos à rua Álvaro Chaves (próximo ao Ruizinho); uma antiga fábrica da Companhia dos Frigoríficos Nacionais Sul-Riograndenses, próximo à estação férrea e o antigo Colégio das Freiras, à Rua Benjamin Constant (na quadra onde hoje encontra-se construído o INSS). 

No antigo Colégio das freiras, à rua Benjamin Constant, já desocupado graças a construção do primeiro pavilhão do atual Colégio Sagrado Coração de Jesus, estava alojado parte do efetivo do II/4º RADC. Outros alojamentos provisórios foram a sede do então Clube Comercial (onde hoje se acha a Primeira Igreja Batista) e a antiga fábrica dos Frigoríficos Nacionais junto aos trilhos da Viação Férrea. Foto publicada no Jornal Correio Serrano do dia 05/11/1967.

A reportagem salienta que todos esses imóveis foram cedidos patrioticamente por seus proprietários e, pela municipalidade de Ijuí. O então Major Moacyr de Araújo Lopes (depois promovido a General de Divisão) foi o primeiro Comandante da Unidade, a quem coube a reunião do pessoal e do material que procediam de diversas regiões militares e, em particular, da Guarnição Federal de Santana do Livramento.
Outras informações históricas, o amigo(a) poderá ler diretamente no texto original da reportagem histórica:
Reprodução de página do jornal Correio Serrano do dia 05/11/1967. Obs. As fotos acima publicadas estavam junto a reportagem. Elas foram extraídas da formatação original apenas para ser melhor editadas e publicadas objetivando alcançar maior qualidade na imagem.
Para saber mais:
- Veja a reportagem fotográfica da troca de Comando do 27º GAC em que o Ten. Cel. Marcos despede-se e Ten. Cel. Carlos Thomas assume 27º GAC, no Portal Ijuhy.com: http://www.ijuhy.com/noticia-ler.php?id=26161

Nenhum comentário:

Postar um comentário