sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ex-prefeito de Ijuí e Deputado Estadual Walter Müller

Fonte: "Álbum Comemorativo" dos 75 anos de Colonização de Ijuí, publicado em 1965, pela Editora Revista Brasileira (que tinha por objetivo mostrar os municípios do Brasil). Infelizmente na edição publicada não consta a sede da Editora, apenas cita o nome de seu editor: H. P. Müller. (Oportunamente iremos publicar de forma integral toda publicação/Álbum dos 75 anos na seção de "Documentos e séries completas" de nosso Blog).
Jornalista Ademar Campos Bindé, em sua coluna semanal, no dia 31/12/2009, no jornal "O Repórter" publica importante nota histórica, ilustrada com uma foto de seu arquivo pessoal, da solenidade de posse do então empressário Walter Müller a frente do Executivo Municipal, no dia 31 de dezembro de 1963.

Alguns dados biográficos do ex-Prefeito e Deputado Estadual Walter Müller

Walter Müller foi Prefeito de Ijuí no período de 01 de janeiros de 1964 à 23 de dezembro de 1966.

Deu continuidade aos serviços anteriormente executados, com ênfase na construção de redes elétricas, beneficiando especialmente o meio rural.

Um dos destaques de seu governo foi a construção de três barcas para o Rio Ijuí.

Müller deveria permanecer no cargo até 31 de janeiro de 1968, no entanto, nas eleições de 1966 foi eleito para a Câmara Estadual e passou o cargo ao vice, Solon Gonçalves da Silva.

O ex-prefeito Walter Müller era casado com a sra. Zelir Müller, falecida em 10 de fevereiro de 2011.

No dia 19 de outubro de 2010, quando a cidade comemorava os 120 anos de fundação o município de Ijui, tendo a frente o atual prefeito Fioravante batista Ballin, homenageou diversos familiares e descendentes de ex-prefeitos de Ijuí. Entre eles os familiares de Walter Müller, tendo a frente a sra. Zelir Müller. Mais detalhes da homenagem veja em: http://www.ijui.rs.gov.br/noticia/index/16141

Sra. Zelir Müller
 Administração Walter Müller
- De 1º /01/1964 a 31/01/1968 
- segundo o historiador Danilo Lazzarotto

Reprodução de três páginas do livro "História de Ijuí" do escritor, professor e historiador Danilo Lazzarotto, publicado pela Editora UNIJUÍ, dentro da Coleção do Museu Antropológico Diretor Pestana - MAPD, editado em 2002.











































Nota de falecimento:

O falecimento de Walter Müller foi assim noticiado e lembrado pelo jornal Correio do Povo de Porto Alegre:

Jornal CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, RS,  TERÇA-FEIRA, 26 DE DEZEMBRO DE 2006
Sepultado em Ijuí corpo do ex-deputado Walter Müller


Ijuí - Foi sepultado no final da tarde dessa segunda-feira, dia 25 de dezembro, no Cemitério Municipal de Ijuí, o corpo do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual pelo PRP Walter Müller. Ele faleceu no domingo à noite, dia 24 de dezembro de 2006 em Porto Alegre, onde estava internado. O prefeito Valdir Heck decretou luto oficial de três dias. Natural de Venâncio Aires, Müller chegou a Ijuí ainda criança. Foi empresário, exerceu atividades comunitárias e ingressou na política em 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário