quarta-feira, 1 de abril de 2015

Padre Pio José Busanello - que atuou na Paróquia da Natividade entre os anos de 1932 a 1956 - além de ser vigário da Paróquia, nas horas vagas, também era Radio Amador!

Padre (depois Monsenhor) Pio José Busanello

 Descobrimos via o Blog "PY3RG IJUÍ > RADIOAMADOR HAM" (http://py3rg.blogspot.com.br/) de nossa cidade que o ex-Padre da Igreja Católica de Ijuí - então Paróquia da Natividade foi por longos anos também radiomador. 
Reproduzimos aqui uma postagem histórica sobre o fato, postada no dia 23 de agosto de 2011, (http://py3rg.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html)  pelo radiamador denominado "


"Padre Pio José Busanello nasceu em Nova Treviso, então município de Julio de Castilhos, em 1904. De 28 de Fevereiro de 1932 a 1956 foi vigário da Paróquia da Natividade de Ijuí, período durante o qual fundou o Círculo Operário de Ijuí e atuou como rádio amador. Em 1956, com o título de Monsenhor, passou a exercer o cargo de chanceler da Diocese de Santa Maria, vindo a falecer em junho de 1968. Os Correios e Telégraphos deram a licença de operação de estação de radioamador para o padre Pio com as letras de chamada py3dr. No ano de 1952 o Grêmio Esportivo Gaúcho de Ijuí acertou uma excursão a cidade argentina de Oberá, na província de Missiones, todas as tratativas foram feitas através do equipamento de radioamador do Padre Pio. Com um colega argentino Padre Pio recebia as notícias do Gaúcho em terras argentinas e as repassava para a imprensa local. Padre Pio tinha sua estação de radio montada na casa canônica, Paróquia Nossa Senhora da Natividade no centro de Ijuí ao lado do cinema Serrano, sua antena, uma dipolo de 80 metros estava com uma das pontas atadas em cima da torre da igreja. Seguidamente alguém chegava correndo pedindo para o Padre Pio parar de transmitir porque estava saindo a sua voz no meio do filme que estava sendo exibido no Cinema Serrano. Padre Pio tinha um colega padre radioamador em Caxias do Sul que ele mantinha contato costumeiramente, o prefixo do colega era py3dv e padre Pio quando fazia as suas chamadas em 80 metros dizia "atenção atenção py3 Delta Rádio chamando py3 Disco Voador" o povo de Ijuí escutava em seus rádios receptores de casa os chamados "noveleiros" e diziam "acho que o padre Pio está louco, querendo falar com discos voadores!"
Em 03 de Março de 1957 o então prefeito de Ijuí Lothar Friedrich no uso de suas atribuições legais, considerando os relevantes serviços prestados os Municípios pelo Monsenhor Pio José Busanello, tanto no setor espiritual, como no temporal e, considerando o transcurso do seu jubileu no vicariato da cidade, Decreta: É declarado "Cidadão de Ijuí", o Monsenhor Pio José Busanello".


Postado por py3rg
Postar um comentário