sexta-feira, 3 de abril de 2015

Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores no Rio de Janeiro - Porta de entrada para muitos imigrantes que chegavam ao Brasil. Por onde muitos Pioneiros que vieram para a Colônia de Ijuhy passaram a quarentena...!





A Hospedaria de imigrantes da Ilha das Flores localizava-se na Ilha das Flores, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Constituiu-se numa hospedaria de imigrantes instituída pela então "Inspetoria de Terras e Colonização" do Ministério da Agricultura em 10 de maio de 1883, segundo alguns documentos; sabe-se, porém, que o primeiro livro de Registro de Imigrantes é datado de 1877. Foi desativada em 1966, sendo ocupada pela Marinha do Brasil.


     A ilha teve a função de hospedaria até 1966, tendo recebido imigrantes de dezenas de nacionalidades, destacando-se os portugueses, os italianos, os espanhóis, os polacos e os alemães.
   Em 2012, foi anunciado que o complexo de 10 edifícios e com capacidade de receber até 3.500 pessoas será reformado e transformado num museu de imigração, uma parceria da Faculdade de Formação de Professores da Uerj (câmpus de São Gonçalo) com a Marinha (CFN) e a Faperj, que criará o Centro de Memória da Hospedaria da Ilha das Flores, inaugurado em 13 de novembro de 2012.
História...

      Os principais portos de entrada de estrangeiros no Brasil eram Rio de Janeiro, Santos (em São Paulo) e Salvador (na Bahia). Aqueles que chegavam pelo Rio de Janeiro, depois de registrados pela Agência Central de Imigração, eram encaminhados para a Hospedaria da Ilha das Flores.
      Foi construída em uma ilha na Baía de Guanabara, em São Gonçalo, hoje município do Estado do Rio de Janeiro, onde, na época, havia um porto com grande movimento e também uma linha férrea que ligava São Gonçalo, Niterói, Magé e Itaboraí.
   Sua criação e construção tinham o objetivo de manter os imigrantes concentrados, para que dali fossem remanejados para as fazendas, principalmente as de café na então Província do Rio de Janeiro, onde, desde a Lei Áurea – lei de libertação dos escravos, a necessidade da mão-de-obra era grande.
     Ao desembarcar, os passageiros eram instalados nas diversas acomodações existentes, onde recebiam assistência médica, faziam suas refeições, tomavam banho, alojavam-se, e ali permaneciam por alguns dias, até que pudessem tomar o rumo do novo trabalho e da nova vida. Contratadores vinham à Hospedaria e forneciam meios para a locomoção das pessoas, muitas vezes famílias inteiras. Estes intermediadores eram chamados de “gatos”.
      Mas muitos imigrantes vinham com a ideia de atuar no comércio ou em outras profissões das cidades grandes, e recusavam os contratos para trabalhar como simples lavradores nas fazendas. Assim, ao desembarcar, preferiam desertar da Hospedaria e instalar-se nas cidades próximas, como Rio de Janeiro, Niterói, por exemplo, porque eram lugares maiores e que atendiam às suas ambições de “fazer a América”, como sonhavam.
     O primeiro livro de registros de entrada de imigrantes na Hospedaria da Ilha das Flores tem início apenas em 1877, e a série vai até 1913. Eram livros grandes manuscritos, e neles havia colunas para número de ordem, porto de embarque no país de origem ou de trânsito, nome, idade, sexo, parentesco dentro do grupo familiar, nacionalidade, profissão e destino.
     Com um movimento de desembarque intenso, navios que traziam, às vezes, mais de mil imigrantes cada, gente que tinha viajado por meses, muitos deles doentes, muitas crianças - o funcionário encarregado de tais anotações não primava por observações precisas. Certamente não imaginava que aqueles livros seriam, um dia, uma das maiores fontes de pesquisas( de que o genealogista de hoje dispõe para encontrar seus antepassados e suas origens.
     Também é preciso lembrar que os imigrantes não eram, em sua esmagadora maioria, pessoas com baixo grau de instrução formal, a maioria era composta de analfabetos, além também da grande diversidade de idiomas e de escrita, o que fazia com que nomes fossem anotados da maneira que se ouvia e o passageiro, sem conhecimento, não os corrigia.
Estatísticas
A hospedaria funcionou entre 1877 (ou 1883) a 1966 e os registros vão de 1877 a 1913. No período da Grande Imigração (1870–1920), o Brasil se tornou o quarto destino mais procurado pelos imigrantes e segundo algumas algumas estatísticas, em alguns anos recebeu 70 mil imigrantes e no total mais de 300 mil imigrantes estiveram ao longo dos anos na hospedaria.

Número de imigrantes que passaram pela hospedaria.
1883: 7 400
 •1885: 10 600
 •1886: 18 800
 • 1888: 33 400
 • 1890: 66 500



Fonte: Revista da FAPERJ, disponível em: www.faperj.br/downloads/revista/rio_pesquisa_21_2012.pdf
Mais fotos no site oficial do Centro de Memória da Imigração da Iha das Flores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário