quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Neste dia 05 de novembro o jornal "Correio Serrano" que circulou em Ijuí completaria 97 anos. Surgiu em 1917 e deixou de circular em 1988. Foram 71 anos de registro histórico diário da cidade e da região. Registramos aqui nossa saudade e homenagem a este grande Jornal. Sua presença diária em nossa vida como leitor - e também como funcionário, que dele fomos por muitos anos.

É nosso - mas também de muitos ijuienses - o desafio, sonho e pedido às autoridades de Ijuí para que as edições digitalizadas do jornal Correio Serrano sejam disponibilizadas na internet - como já existem em várias cidades - para pesquisa, conhecimento e divulgação da história de Ijuí, no primeiro século!  
Quem pode nos ajudar nesse projeto???

Reprodução da primeira página do jornal Correio Serrano publicado em 05 de novembro de 1917.

A edição número 01 do jornal Hora H, publicada no dia 11/09/1998 fez uma homenagem especial ao jornalista Ulrich Löw, através da edição de um caderno especial que reproduzimos aqui, também em homenagem a história e importância do Correio Serrano no registro da vida cotidiana da cidade de Ijuí e região no século passado.











 Abaixo algumas imagens históricas e publicações do jornal Correio Serrano:



Capa da edição comemorativa dos 60 anos do jornal "Die Serra Post", fundado em 12 de maio de 1911, também publicado pela família Löw.

Uma capa do jornal no ano de 1962, quando ele era publicado em tamanho standard, ou seja entre 60 cm x 38 cm e 75 cm x 60 cm. A resolução aqui é baixa.
Quando o Correio Serrano completou 50 anos, em 1967, uma edição especial e colorida foi publicada.
Uma foto histórica feita pela fotógrafa Claudia Ferreira tendo o sr. Ulrich Löw sentado no anfiteatro da Praça da República de Ijuí lendo o jornal Correio Serrano.
Também uma imagem da capa do jornal na década de 30, mas infelizmente com baixa resolução.
Capa do jornal Correio Serrano publicada 1987, quando o mesmo já estava em crise e a família Löw procurava mantê-lo em circulação. A morte prematura do empresário Günther Löw, então diretor da Litografia Serrana, foi de grande impacto não só para a família, mas também na viabilidade econômica e na continuidade da circulação do jornal, que deixou definitivamente de circular no final dos anos 80. A coleção completa do jornal Correio Serrano está guardada no Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP de Ijuí. Existe uma versão digitalizada e disponível para pesquisa nas dependências do Museu.
Para saber mais sobre a história do Correio Serrano veja também:

Jornal Correio Serrano registrou a história de Ijuí por 71 anos e deixou de circular há 24 anos. Faria 95 anos no próximo dia 05 de novembro. Parte I

 Jornal Correio Serrano registrou a história de Ijuí por 71 anos e deixou de circular há 24 anos. Faria 95 anos no último dia 05 de novembro. Parte II - final

Um pouco mais do jornal Correio Serrano - que registrou a história de Ijuí e da região por 71 anos

A imprensa de Ijuí até o surgimento do jornal Correio Serrano

Vida e obra do Dr. Roberto Löw - um jornalista alemão no Brasil no início do século XIX. Momentos especiais de sua vida e obra na imprensa de Ijuí, como fundador dos jornais "Die Serra-Post" e "Correio Serrano", "Serra-Post Kalender", Livraria e Litografia Serrana. Texto do Dr. Martin Fischer no anuário Serra-Post Kalender de 1973 - Publicado em 4 partes.

Ricardo Becker foi o primeiro redator do jornal "Correio Serrano" de Ijuí - e conta como ele nasceu!

O primeiro aniversário de Ijuí testemunhado pelo jornal Correio Serrano - hoje extinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário