quinta-feira, 30 de outubro de 2014

80 anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus - CSCJ em Ijuí. "A Escola que toca o coração!"



CSCJ – UMA HISTÓRIA, SUAS VIVÊNCIAS 
E SEUS DESAFIOS
     O Colégio Sagrado Coração de Jesus de Ijuí foi fundado em 21 de outubro de 1934 atendendo um desejo da comunidade ijuiense de implantar uma escola de confissão católica. A partir de 1994, é administrado por direção leiga. Tem como fontes inspiradoras de seu trabalho educativo, juntamente com professores, alunos, pais e funcionários, o projeto de Jesus Cristo e os Princípios Pedagógicos da fundadora da Congregação, Santa Teresa Verzeri:
Depois da Itália... a América!
     Após cem anos de atuação na Itália, a Congregação passa a irradiar-se em outros países, sendo o Brasil a meta escolhida para a primeira fundação além-mar.
1°/12/1930 -  As Irmãs chegam ao Brasil;
10/12/1930 - Sete Irmãs chegam ao RS;
1°/03/1931 - Fundam a 1ª escola em Buricá, hoje Três de Maio;
03/02/1932 - Em Santo Angelo;
19/02/1932 - Em São Borja;
1933 - Em Tapera;
1934 - Em Santa Rosa e Ijuí.
Foto publicada no Blog do jornalista e historiador Ademar Campos Bindé no Portal Ijuí.Com.
    É aqui que inicia a nossa caminhada.
     Consta dos registros do Jornal da cidade de Ijuí, o Correio Serrano, que em 13 de janeiro de 1934, foi publicado um artigo dizendo que o povo de Ijuí encontrava-se em tratativas, a fim de que surgisse um colégio de religiosas na cidade. O artigo salientava que esta era uma aspiração das famílias ijuienses. As damas católicas se movimentaram. Dona Vivisa Schmidt, admirando as Irmãs e seu trabalho, iniciou uma campanha junto ao Sr. Prefeito Municipal, Coronel Antônio Soares de Barros, para que fosse organizada uma comissão que se encarregasse dos preparativos. Dona Vivisa foi a impulsionadora do movimento da vinda das Irmãs à Ijuí. Graças ao seu dinamismo, a aspiração do povo tornou-se realidade em 21 de outubro de 1934.
      A escola começou a funcionar num casarão antigo de madeira, onde hoje funciona o INSS.
Foto publicada no jornal Correio Serrano do dia 05/11/1967.
Foto publicada no Blog do jornalista e historiador Ademar Campos Bindé no Portal Ijuí.Com.
     O primeiro Curso a funcionar no Colégio foi o Jardim da Infãncia com o significativo número de 50 alunos. Em fins de fevereiro de 1935 o CSCJ contava com 158 alunos, iniciando o Curso Primário.
Foto publicada no Álbum Comemorativo ao Cinqüentenário de Ijuí - 1890-1940.

Foto publicada na revista "Exposição de Trabalhos Escolares", comemorativa 52 anos de Ijuí, em 1942.
      Foi constituída uma Comissão Central para angariar fundos para manutenção das irmãs e da nova escola.
            Mais tarde, em 1942, após lutas, sacrifícios e privaçőes por parte da irmãs, consegue-se a compra de um terreno (por noventa e cinco contos de réis) onde imediatamente é dado início à construção da primeira parte do prédio, sito à Rua 7 de setembro.
Foto publicada no Blog do jornalista e historiador Ademar Campos Bindé no Portal Ijuí.Com.

A inauguração oficial fez-se no dia 07 de março com a presença de todo o povo com festejos populares, culminando com um lindo festival. O atual colégio foi construído em sete etapas, constituindo-se hoje em 8.358 m2 de área construída.
Foto publicada em 1955.
 Nestas 8 décadas, o CSCJ dedicou-se à educação das crianças e jovens de toda a região.
No decorrer dos anos, ampliou a gama de Cursos oferecidos tanto em nível de formação básica como profissionalizante, haja visto a formação exclusiva de professores por mais de 50 anos, através do Curso Magistério. Em função disso, a maioria dos alunos ao concluir o 1°grau buscava outras escolas para frequentar o 2° Grau, caso não se interessasse pelo Magistério.
Por este motivo, a escola implantou o 2° grau, a partir de 1988.
Como cursos profissionalizantes, ofereceu Curso Técnico em Enfermagem na década de 70 e o Curso Técnico em Informática, a partir de 1996 , o qual funciona até os dias de hoje.
A escola procurou sempre acompanhar as exigências e necessidades de cada época, respondendo aos anseios da comunidade em todas as ocasiőes.
Cabe aqui ressaltar que a nossa Universidade (UNIJUÍ) iniciou suas atividades nas dependências da Escola a partir de 1957. Na época, como FAFI, Faculdade de Filosofia.
Revista comemorativa ao Cinqüentenário de emancipação política/administrava de Ijuí em 19/10/1962.


A partir de 1994, é administrado por direção leiga. Tem como fontes inspiradoras de seu trabalho educativo, juntamente com professores, alunos, pais e funcionários, o projeto de Jesus Cristo e os Princípios Pedagógicos da fundadora da Congregação, Santa Teresa Verzeri:
Foto do site do CSCJ.

    Acolhida aos jovens difíceis.
    Conhecimento do temperamento dos jovens.
    Prudência.
    Respeito à individualidade.
    Discrição e discernimento.
    Recurso a Deus.
    Testemunho
Jornal Correio Serrano do dia 19/10/1970.

 
  Página publica no "Guia Publicitário e Histórico de Ijuí e Panambi - 1955/56", 
organizado por Fraiem Cotliarenco Editora, de Porto Alegre, RS.
Coluna de Ademar Bindé no jornal "O Repórter" de Ijuí no dia 22/10/2008.



 Atualmente, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, que tem na Direção a professora Maria Lorena Beal, oferece à Comunidade Regional: Educação Infantil (a partir de 1 ano e 6 meses), Ensino Fundamental e Ensino Médio. Possui 840 alunos, conta com uma equipe de 52 professores, 28 funcionários, 12 Irmãs e 10 estagiários que acompanham o aluno em seu processo de crescimento pessoal, intelectual e espiritual.
A Escola possui uma Equipe de professores qualificada, com habilitação em nível de Ensino Superior, havendo um expressivo número de docentes com pós-graduação e mestrado.
 A Associação de Pais, Clube de Mães, Associação de Professores e Funcionários e Grêmio Estudantil são instituiçőes da Escola, dinâmicas e atuantes, que exercem com entusiasmo atividades diversas, com o objetivo fortalecer os laços entre os membros da comunidade escolar.
Sabedores da importância de buscar no coletivo a força para construir uma caminhada qualificada e de sucesso, nestes 80 anos procurou fortalecer a integração Família e Escola que acontece de forma transparente, cordial e amiga, priorizando o atendimento individualizado ao aluno e a família e em atividades como: Missas e Celebraçőes, Palestras, Atividades Comemorativas, Chá, Almoço de Integração, Homenagem aos Avós, Campeonato de Futsal para os Pais entre outros.
    Cientes da importância das questőes sociais, principalmente no que se refere à participação de empresas ou instituiçőes na ajuda de grupos que necessitam de apoio, a Escola desenvolve o Projeto Social, através de açőes solidárias junto à diversas instituiçőes em situação de vulnerabilidade social.
Buscando atender as mudanças e descobertas científicas e tecnológicas a escola procura constantemente atualizar o seu referencial teórico e as propostas educativas em consonância com as orientaçőes e diretrizes da Rede Verzeri.
No que diz respeito ao Pedagógico, o CSCJ inovou com a aquisição de Lousas Interativas, como um recurso pedagógico a mais que será utilizado pelo professor nas suas aulas com recursos em 3D.

Também foi implantado o Portal Educacional através de uma parceria com a Escola, que tem por intuito encorajar e disseminar o uso das novas tecnologias, pesquisas na internet e interatividade com as Famílias, as quais terão uma senha de acesso restrito.
Recentemente a Escola implantou o uso de TABLET como uma metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem.
 Neste ano o Sagrado está inovando com a implantação do Projeto LEGO ZOOM Robótica, a ser desenvolvido com os alunos da Creche 3 ao 5° ano do Ens. Fundamental.
Na Infraestrutura, foi instalado um Elevador para facilitar o acesso aos três pisos da Escola.Todas as Salas de Aulas foram Climatizadas.
Recentemente foi inaugurado um moderno AUDITÓRIO com capacidade para quatrocentos e cinqüenta pessoas.
Na última década, houve um significativo aumento no número de estudantes em todos os níveis, passando de 350 para 840 alunos.
Esse crescimento e a projeção do CSCJ se devem ao fato de estar cumprindo com a MISSÃO de “Promover uma educação integral atenta à vivência de valores que favoreçam a construção do conhecimento, necessários ao exercício da cidadania”, buscando alcançar a sua VISÃO de “Ser centro educacional de referência, reconhecida pela vivência dos valores verzerianos, excelência no ensino, relaçőes e resultados.
Histórico do CSCJ, publicado no site da Escola. Disponível em: http://www.cscj-ijui.com.br/index.php?secao=historia














Fotos atuais retiradas do site do CSCJ, disponíveis em: http://www.cscj-ijui.com.br/index.php?secao=infraestrutura    
Postar um comentário