quinta-feira, 3 de outubro de 2013

No mês dos 123 anos de Ijuí publicaremos alguns documentos inéditos de sua história colonial. Nomeação do Engenheiro Siqueira Couto para chefiar a Comissão de Terras da "Colônia Ijuhy Grande" - em 1891 - parte II

Os primeiros colonizadores e imigrantes do município de Ijuí, em 1905, junto a um barracão que serviu durante muitos anos aos imigrantes recém chegados como pousada.
  •      Na edição do dia 19 de janeiro de 1891 do jornal "A Federação", órgão do Partido Republicano do Rio Grande do Sul, editado em Porto Alegre, RS, é publicado que o Engenheiro Siqueira Couto, chefe da Comissão de Terras da ex-Colônia de Silveira Martins, foi transferido para ser chefe da Comissão de Terras do Ijuhy Grande (a recém criada Colônia de Ijuhy).
  • Edição do dia 21 de fevereiro de 1891, do jornal "A Federação",  o sr. Arthur Alves Villela, auxiliar técnico da Comissão de Medição de Terras do Ijuhy Grande é transferido.
No jornal "A Federação" do dia 26 de janeiro de 1891, se comenta sobre a transferência para a Colônia de Ijuhy do Engenheiro Siqueira Couto, e também trás informações importantes sobre a nova Colônia de Ijuhy recentemente criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário