quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Coral UNIJUÍ: Mais de 20 anos entoando emoções...!


Texto de Lahis Welter. Publicado originalmente no Blog “JDU – Jornalismo Digital Unijuí”, dia 23/04/2012. Disponível em: http://jdunijui.blogspot.com.br/2012/04/coral-unijui-20-anos-entoando-emocoes.html

Vinte anos entoando melodias e construindo harmonias, que ao mesmo tempo em que emocionam, alegram e promovem reflexão. A história do Coral da Unijuí completa neste ano duas décadas de dedicação à arte musical. Anualmente promovendo seleção de novos cantores, o grupo tem grande circulação e renovação de vozes que, em sua maioria, são de estudantes da universidade.
A atual regente, Letícia Buchmann, é Licenciada e Bacharel em Música e propõe aos coralistas arranjos pra músicas sacras e populares, nacionais e internacionais, que logo caem nas graças do público que prestigia recitais e apresentações em toda região. O grupo conta ainda com oficinas ligadas à qualificação e aperfeiçoamento vocal com palestrantes e músicos.
Em convivência recente com o grupo, a percepção foi de que os 20 anos do coral representam um novo estilo de vida. A própria regente afirma que cantar no coral é adotar um novo modo de viver e se relacionar, com novas amizades e muita melodia.
Para iniciar as comemorações referentes aos 20 anos de atuação do coral, o grupo promoveu recentemente um recital beneficente. A entrada era um quilo de alimento não perecível que posteriormente foi doado a SABEVE – Serviço de Amparo e Bem- Estar da Velhice de Ijuí (270 kg de alimento e 140 itens de higiene). Durante a apresentação, diversas performances artísticas fizeram do evento um espetáculo sonoro e visual.

Confira agora alguns depoimentos de coralistas que integram o grupo.

"O coral da Unijuí é atualmente, a meu ver, um dos mais significativos meios de promoção da cultura na região. Em primeiro lugar, por abordar de forma ampla, competente e comprometida a arte musical. Fazer parte de um coral com a qualidade do que temos em nossa universidade, além de se fazer pertencente de um grupo que se move coletivamente em virtude de um único fim, o fazer musical, com todos os benefícios possíveis desta convivência, é fazer parte de um pilar que sustenta uma das maiores riquezas colhidas de nossa pátria: a boa música." Vinícios de Moraes Ribas, professor de música, acadêmico do curso de psicologia da Unijuí e integrante do coral da Unijuí desde 2009.
 "Foi tão bom conviver com esse universo de música que não foi possível perceber o tempo passar. Foram 20 anos e com eles a realização de tantos trabalhos, tantas músicas, tantos talentos de colegas e regentes quer por amor se dedicaram a música. Muitos ensaios, repetições, alegrias, cansaço, tristezas por perdas de colegas tão queridos e tão precocemente. Porém a música é mágica, ela permanece, é uma linguagem que, independe da condição social, idade, todos podem entender dentro de diferentes gêneros musicais e gostos.
O coral se faz existir por amor ao canto, e com certeza, esses 20 anos foram acompanhados por muito amor. Quero terminar com o refrão da música de Adriano Vivian. 'Nos somos amigos unidos pelo dom de fazer da vida um palco e da música o nosso chão' ". Jussara Ana DallabridaT

VÍDEO DE UMA APRESENTAÇÃO


 UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA....

Disponível no site do Coral: http://www.unijui.edu.br/cultura/coral

Promover a cultura através da música: esse é o principal objetivo do Coral UNIJUÍ. Desde 1992, o Coral encanta o público regional, em eventos, concertos, encontros e festivais, com um repertório variado: música popular brasileira; música sacra; e música estrangeira.
O grupo é formado por alunos, professores, funcionários, ex-alunos da Instituição, além de membros da comunidade, tornando-se um espaço de integração do meio universitário com a comunidade. Novos integrantes são selecionados anualmente via edital disponível neste link.
O Coral dispõe ainda da "Associação de Amigos do Coral" que tem como finalidade incentivar e promover as atividades do Coral UNIJUÍ.
Apresentação do Coral UNIJUÍ no dia 21/08/1999. Fonte da foto: Blog "Coral Sementes do Amanhã", da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Panambi, RS. Disponível em: http://coralsementesdoamanha.blogspot.com.br/2008/06/coral-da-uniju-210899.html
 Repertório:

"Dos cinco cantos do Brasil": Proporciona uma viagem às cinco grandes regiões geográficas brasileiras. Apresenta um pouco da cultura, história, costumes e folclore característicos de cada uma das regiões. Além da música, o espetáculo inclui narrativa e imagens favorecendo a compreensão da obra.
"Concerto natalino": Repertório sacro e popular.
"As bruxas": Em parceria com o Grupo de Teatro e o Cadagy da UNIJUÍ a peça mistura teatro, dança e canto com trilha sonora inédita, executada ao vivo.

Mais informações sobre o grupo, apresentações e integrantes, entre em contato com sua regente, Letícia Buchmann, através do email: coral@unijui.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário