quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Artigo do jornalista internacional Ernst Feder no "Serra-Post Kalender": "Lessing entdeckt Brasilien" (Tradução: "Lessing descobriu o Brasil") - parte I


A Editora Ulrich Löw que editava o jornal Correio Serrano, Die Serra Post e o Serra-Post Kalender foram grande divulgadores das idéias e artigos de Ernst Feder, tendo inclusive publicado algumas vezes alguns textos inéditos deste escritor e jornalista internacional, principalmente na década de 50. E certamente Martin Fischer era a pessoa de contato/editor e intermediária entre Feder e a Editora Löw.




    Segundo a pesquisadora Márcia Krug, em um de seus artigos dentro da série de artigos sobre a vida e obra de Martin Fischer, publicada em nosso Blog, (no dia 10/10/2012), Ernst Feder, escritor e jornalista internacional tinha grandes contatos com a cidade de Ijuí - nos 50. Em especial com o jornalista e historiador Martin Fischer e também com a Empresa Jornalística Ulrich Löw, que publicava os jornais “Correio Serrano” (em português) e o  “Die Serra Post e o Serra Post Kalender” (em alemão). Nessas publicações encontramos vários artigos exclusivos escritos por ele, e até inéditos em sua biografia e obra internacional, por muitos desconhecidos. Alguns deles queremos reproduzi-los com exclusividade e de forma inédita, com objetivo de resgatar os mesmos para a história de Ijuí, do Brasil e até mesmo da imprensa internacional.
         Ernst Feder, nascido em Berlim em 18 de março de 1881, foi jornalista e editor do “Berliner Tageblatt” (1919-1931). Presidente da Associação da Imprensa Alemã, Juiz permanente do Tribunal Internacional de Honra da Imprensa de Haia. Possuía posição de liderança dentro do partido democrático alemão. Feder emigrou para França em 1933 e para o Brasil em 1941 aonde continuou seus trabalhos jornalísticos, escrevendo para “Diário de Notícias, ”Jornal do Brasil”, ”O Jornal”, ”Jornal do Comércio”, “Diretrizes”, “A noticia”, “Gazeta”, “Folha da Manhã”, “A noticia”, “Gazeta”, “Tribuna”, “A tarde”.

Ele retornou à Alemanha em 1957 e morreu em Berlim, em 29 de março de 1964.

    Mais informações sobre a vida e a obra de Ernst Feder, contatos com Ijuí, favor ver o importante artigo da historiadora Márcia Krug, sob o título: “Série Dr. Martin Fischer - 05: Codinome - Spectador! Ernst Feder, escritor e jornalista internacional tinha grandes contatos com a cidade de Ijuí - nos 50”. O mesmo está disponível em: http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com.br/2012/10/serie-dr-martin-fischer-04-codinome.html
- Para saber mais sobre Ernst Feder ver: 
http://stadtmuseum.weimar.de/index.php?id=121







Nenhum comentário:

Postar um comentário