domingo, 28 de outubro de 2012

Instituto de Menores de Ijuí - seu apogeu e declínio. Abandono e descaso... denúncias de maus tratos e violência física nos internados...! - Parte I

Atual estado do prédio do antigo Instituto de Menores de Ijuí, a partir do Google earth
Jornal "O Repórter" fez em 2010 uma ampla reportagem sobre o atual estado e futuro do Instituto de Menores de Ijuí.
Executivo busca desapropriação de imóvel do IMI
Notícia publicada no dia 31/03/2011, no site da Prefeitura Municipal de Ijuí. Disponível em: http://www.ijui.rs.gov.br/noticia/index/17107

Atendendo aos pedidos de pessoas historicamente ligadas ao Instituto de Menores de Ijuí (IMI), o prefeito Fioravante Ballin e outros representantes do Poder Executivo se reuniram em audiência com o juiz da Vara do Trabalho de Ijuí, Rogério Donizete Fernandes. O objetivo do encontro foi pedir a suspensão do leilão de patrimônio do IMI para desapropriação do imóvel.
Com a apresentação de um ofício requerendo a suspensão do leilão, o município obteve resposta positiva e agora, com a concessão válida por 60 dias, promove o processo de desapropriação. De acordo com o assessor jurídico do Executivo, Delmar Leviski, há o interesse público no patrimônio para a realização de projetos em áreas sociais e educacionais, além da própria preservação do patrimônio histórico de Ijuí.
O valor da avaliação – que ainda será realizada – será aplicado no pagamento dos direitos trabalhistas dos antigos funcionários do IMI: “Não haverá prejuízo a nenhum trabalhador”, garante Leviski.
Na sexta-feira, 1º de abril, ocorre uma reunião administrativa e a nova diretoria do IME para tratativas sobre este assunto.


Um ano depois....


Um pouco da história do Instituto de Menores de Ijuí

As páginas abaixo foram extraídas do livro "Os Capuchinhos na História e no Desenvolvimento de Ijuí", de autoria do professor e historiador ijuiense Danilo Lazzarotto, publicado pela EST de Porto Alegre, em 1981, e que se encontra esgotado.



O Instituto de Menores de Ijuí  possui uma área rural de 25 hectares  onde os menores internados moravam e  auxiliavam nas atividades de lavoura, horticultura, pecuária,  etc...

O IMI está situado numa rua lateral, nas margens da RS-155, que liga Ijuí-Três Passos, no Distrito de Povoado Santana.


Um comentário:

  1. É eu morei ai 5 anos passei por muita coisa boa
    e é muito triste ver o lugar que passei minha boa
    parte da minha vida atirado nessa situação.
    O povo de ijui não se importa com os jovens e crianças que estão na rua atirados, mas quer reclamar de assaltos e falar que a cidade tem que ser limpa e jogar tds os marginais e menores em uma cela e jogar a chave fora.
    Pra um prefeito é facil mostrar que esta nem ai pra um lugar onde se
    educa uma criança um adolescente, é mais facil esperar ele cometer um crime e jogar na cadeia do que gastar com educação agora.
    Posso dizer com orgulho que eu morei no IMI hj tenho minha familia 2 filhas e minha esposa moro em São Paulo, mas nã tem um dia que eu nã lembre de momentos e pessoas que estiveram ai comigo.
    Numca deram valor pra nenhum menino que morava no IMI sempre fomos marginais drogados, IJUI é mais que isso espero que coloquem a cabeça no lugar sr.Prefeito e ajudem aqueles que precisam não internem crianças pq elas estão na rua, mas proporcionem uma vida que elas não teriam na rua um futuro que só educação e atenção podem fazer.
    Isso foi o que eu ganhei e por isso sou garto a td equipe do IMI o seu JOARES CAETANO E A TIA NIDA CAETANO, SEU JORGE DALRI E OUTROS QUE NÃO LEMBRO O NOME NO MOMENTO.

    ResponderExcluir