quarta-feira, 21 de março de 2012

Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição do Distrito de Barreiro - Ijuí, existente desde o início do século XX

Frente da Escola "Nossa Senhora da Conceição" no Distrito do Barreiro

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição localizada no interior do município de Ijuí, no Distrito de Barreiro foi criada a muitos anos atrás, no início do século passado. Após ter vários nomes, em 1975 recebeu o atual  nome de “Nossa Senhora da Conceição”.

Nossa base, inicial,  de pesquisa é o Blog da Escola, editado pela professora Rosa Rejane (http://rosaneti.blogspot.com.br/). Segundo ela, “... a escola Nossa Senhora da Conceição - nossa escolinha do coração, que foi criada a muitos anos atrás, permanece viva e continua desempenhando seu papel na educação de nossas crianças que nasceram e vivem aqui neste cantinho aconchegante...”. No Blog ela mostra, ainda,  algumas atividades (ilustradas com fotos) de atividades da Escola.



História da Picada da Conceição - Barreiro
       
        Para conhecer o histórico mais completo da escola ver o texto escrito pelo escritor e historiador, professor Argemiro Jacob Brum, em seu livro “A historia da Picada da Conceição (Barreiro)”, editado pela Livraria Editora Unijuí, em 1990, dentro da Coleção Centenário de Ijuí. Por estar esgotado o livro, procurando ilustrar e enriquecer ainda mais a história da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição reproduzimos aqui algumas páginas do livro que conta a história do ensino e da Escola no Distrito de Barreiro, Ijuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário