segunda-feira, 12 de março de 2012

Banda Municipal de Ijuí "Carlos Gomes" - fundada por volta de 1930

Banda Municipal Carlos Gomes em 1940, quando regida pelo saudoso Maestro Aparício Assis Quadros. Foto publicada na revista comemorativa aos 50 anos de colonização de Ijuí - 1890-1940. A mesma foto foi republicada na revista comemorativa aos 75 anos de fundação de Ijuí, publicada em 1965.
Atual Banda Carlos Gomes (que conta com 29 músicos) regida pelo maestro Laudir Brickmann  na abertura da 4ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí - Fenii, no dia 03 de junho de 2011.


Um pouco sobre o patrono da Banda Municipal:
Maestro Antônio Carlos Gomes

Antônio Carlos Gomes (Campinas, 11 de julho de 1836 — Belém, 16 de setembro de 1896) foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala. É o autor da ópera O Guarani.
Carlos Gomes nasceu em Campinas e ficou conhecido por Nhô Tonico, nome com que assinava, até, suas dedicatórias. Nasceu numa segunda-feira numa humilde casa da Rua da Matriz Nova, na "cidade das andorinhas". Foram seus pais Manuel José Gomes (Maneco Músico) e dona Fabiana Jaguari Gomes.
A vida de Antônio Carlos Gomes foi, sempre, marcada pela dor. Muito criança ainda, perdeu a mãe, tragicamente, assassinada aos vinte e oito anos. Seu pai vivia em dificuldades, com diversos filhos para sustentar. Com eles, formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus passos artísticos. Desde cedo, revelou seus pendores musicais, incentivado pelo pai e depois por seu irmão, José Pedro de Sant'Ana Gomes, fiel companheiro das horas amargas.
É na banda do pai, que mais tarde Carlos Gomes viria a substituir, que ele vai fazer, em conjunto com seus irmãos, as primeiras apresentações em bailes e em concertos. Nessa época, Antônio Carlos Gomes alternava o tempo entre o trabalho numa alfaiataria costurando calças e paletós, e o aperfeiçoamento dos seus estudos musicais.
Aos quinze anos de idade, compõe valsas, quadrilhas e polcas. Aos dezoito anos, em 1854, compõe a primeira Missa, Missa de São Sebastião, dedicada ao pai e repleta de misticismo. Na execução cantou alguns solos. A emoção que lhe embargava a voz comoveu a todos os presentes, especialmente ao irmão mais velho, que lhe previa os triunfos. Em 1857, compõe a modinha Suspiro d'Alma com versos do poeta romântico português Almeida Garrett.
Ao completar 23 anos, já apresentara vários concertos, com o pai. Moço ainda, lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre, com afinco, ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Giuseppe Verdi. Era conhecido também em São Paulo, onde realizava, freqüentemente, concertos, e onde compôs o Hino Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito. Aqui, recebeu os mais amplos estímulos e todos, sem discrepância, apontavam-lhe o rumo da Corte, em cujo conservatório poderia aperfeiçoar-se. Todavia, Carlos Gomes não podia viajar porque não tinha recursos.

Fonte: Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Gomes

O jornalista e historiador Ademar Campos Bindé ao escrever sobre a vida do primeiro maestro da Banda Carlos Gomes (Aparício de Assis Quadros) também conta um pouco da história da Banda, em sua coluna sobre história de Ijuí no jornal "O Repórter", publicado no dia 20/03/2010.
Mais uma foto atual da Banda Carlos Gomes participando do desfile de 7e de Setembro de 2011, na rua Benjamin Constant. Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Ijuí. Disponível em: http://www.ijui.rs.gov.br/noticia/index/18134
LP gravado pela Banda Carlos Gomes pela Gravadora BMG Ariola. Pelo fato que conseguimos as imagens na internet (de baixísima resolução) não temos o ano da gravação e nem as músicas nele contidas. Apenas essas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário