terça-feira, 9 de agosto de 2011

Patrimônio Ferroviário de algumas estações ferroviárias da região - destaque para a Estação de Ijuí inaugurada em 1911, um ano antes da emancipação da "Colônia de Ijuhy".

Estação ferroviária de Ijuí - RS

Estação Ferroviária de Ijuí em construção no ano de 1911.

Inventário da Estação Ferroviária de Ijuí
Estação ferroviária de Santo Ângelo - RS
Estação ferroviária de Santo Ângelo
Inventário do patrimônio ferroviário de Santo Ângelo

Estação ferroviária de Catuípe - RS
Estação ferroviária de Catuípe
Inventário do patrimônio ferroviário de Catuípe

Estação ferroviária de Cruz Alta - RS
Estação ferroviária de Cruz Alta
Inventário do patrimônio ferroviário da Estação de Cruz Alta
Capa do livro "Patrimônio Ferroviário no Rio Grande do Sul" - inventário das Estações - 1874-1859.
Fonte: Reprodução parcial de textos e fotos do livro "Patrimônio ferroviário no Rio Grande do Sul - 1874", publicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado - IPHAE. Pesquisadoras: Alice Cardoso  e Alice Cardoso , Porto Alegre, 2002.

Para saber mais veja ainda:

  • O trem chegou e a cidade nunca mais foi a mesma – parte I: 
 http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com/2011/01/o-trem-chegou-em-1912-e-cidade-de-ijui.html

  • Estações ferroviárias de Ijuí – parte II: 

  • "CHOCOLATEIRA" - a primeira locomotiva a andar em nossa estrada de ferro - há 100 anos!:
  • Estrada de ferro Cruz Alta/Ijuí - Inauguração da Estação Fachinal (próxima do Distrito de Alto da União) em 1910: 

http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com/2011/04/estrada-de-ferro-cruz-altaijui.html

  • A chegada do trem em 1911 trouxe muito progresso para a cidade de Ijuí:

 http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com/2011/05/chegada-do-trem-em-1911-trouxe-muito.html

  • Curva de trilhos de trem - fundos do pátio da Cotrijuí - local de muitos descarrilhamentos e acidentes:

http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com/2011/04/curva-de-trilhos-de-trem-fundos-do.html

  • Ijuí, ano de 1980: O susto foi muito grande, mas no final ficou tudo bem! A lição aprendida - a partir deste exemplo - é andar sempre em alerta e fora da linha - do trem, é claro!:

http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com/2011/03/ijui-ano-de-1980-o-susto-foi-muito.html

Postar um comentário