terça-feira, 5 de agosto de 2014

Linha de ônibus entre Ijuí e Crissiumal entre os anos de 1938 a 1944???


 ALGUMAS PISTAS/TEORIAS PARA IDENTIFICAÇÃO DA FOTO...!

A foto acima foi enviada por nosso amigo leitor de Ijuí Rubi Schneider. Ele não tinha mais informações sobre a origem da foto ou dados, como por exemplo: quem é o Senhor que aparece na foto? Onde foi tirada? A qual empresa pertencia ou era proprietária do veículo? Em qual data foi tirada a foto? Quem tirou?
- Enfim, diante da falta de informações procuramos alguma coisa na internet que pudesse nos ajudar a identificar a foto.

- 1. TEORIA/SUPOSIÇÃO: Na carroceria aparece o nome de várias cidades da região conhecidas por nós. Mas lá têm um nome de uma localidade que para muitos é desconhecida, ou seja: "Vila Horizonte". Que localidade é essa? Onde se localiza....? Por conhecermos um pouco da história regional responder essa pergunta foi fácil. Isto é, "Vila Horizonte" era um dos nomes antigos da atual cidade e município de Horizontina.
- A Wikipédia explica que: 

A colonização do atual município deu-se em 1927, quando os primeiros colonizadores alemães instalaram-se na região. O primeiro nome do atual município foi Belo Horizonte. Em outubro de 1937, a vila foi elevada à categoria de distrito com o nome de Vila Horizonte, passando a ser o 7° distrito do município de Santa Rosa. Sua instalação verificou-se em 1º de janeiro de 1938. Em 29 de dezembro de 1944, o nome do distrito foi alterado de Horizonte para Horizontina, seu atual nome. Somente em dezembro de 1954 esse distrito foi emancipado. (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Horizontina).
- Portanto, uma teoria é que a foto - ou melhor - o serviço de transporte oferecido entre Ijuí e Crissiumal teria sido entre os anos de 1938 a 1944????

2. TEORIA/SUPOSIÇÃO: Também encontramos na internet um histórico da tradicional e conhecida empresa "Viação Ouro e Prata". O mesmo está disponível em: http://www.viacaoouroeprata.com.br/site/default.asp?TroncoID=707064&SecaoID=647350&SubsecaoID=0
- No mesmo encontramos algumas fotos e principalmente a informação de que: "...Em 1º de setembro de 1939, no mesmo dia em que estourou a 2º Guerra Mundial, na praça de Crissiumal, Willy Fleck e Raimundo Fleck fundaram a empresa Crissiumal. 
     Havia um caminhão de passageiros misto, ano 1939, e dois caminhões de carga, ano 1937, todos da marca Ford. 

    Já em 1940, a empresa adquiriu o primeiro ônibus fechado, pioneiro absoluto da Região. Existiam, nesse momento, um ônibus e três caminhões de carga para transporte de fumo e mercadorias..."
























- Portanto, uma conclusão inicial é que esse caminhão transformado em ônibus poderia pertencer aos irmãos Willy Fleck e Raimundo Fleck. Certamente nos primeiros tempos eles devem ter explorado as rotas/linhas de transportes de passageiro de diversas cidades da região (como fazem até hoje através da moderna "Viação Ouro e Prata"), o que inclui então a rota Ijuí/Crissiumal.
- Nas outras imagens postadas no histórico da empresa não aparece especificamente uma foto semelhante ao ônibus enviado pelo leitor  Rubi Schneider, mas também não podemos duvidar que o mesmo tenha feito parte da frota inicial da empresa dos irmãos Fleck.

3. Quem tiver uma colaboração ou informação sobre a foto, ou outra imagem histórica sobre a história de Ijuí favor enviar para o e-mail: bage.blumenau@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário