sábado, 22 de junho de 2013

Grande CTG Laureano de Medeiros de Ijuí - fundado em 1974 e sua sede social foi inaugurada em 1976.

Reprodução de nota publicada na Retrospectiva dos 20 anos do Jornal da Manhã de Ijuí, dia 01/05/1993.

O CTG Laureano de Medeiros está localizado na rua Emilio Glitz, esquina com a rua Francisco Miron, 386. Bairro São Geraldo



Lema: “O Rio Grande por Sinuelo e o Laureano por Abrigo”.

     Nos primórdios da década de setenta, o gaúcho Argemiro Noronha, juntamente com um grupo de amigos semeava em terra fértil a idéia de fundar em Ijuí, um novo Centro de Tradições Gaúchas. A semente logo germinou, pois encontrou o apoio valioso e incondicional por parte de todos os vinte e quatro companheiros fundadores.
     Depois de muitos conchavos e entreveros a idéia se concretizou no dia 19 de outubro de 1974, foi lavrada a ata de fundação da entidade. Não possuindo sede, a patronagem reunia-se nas casas de seus membros, também se reuniam em um pequeno galpão coberto de capim, localizado no terreno, onde mais tarde seria construída a sede da entidade.
      Em 1976, no local da sede atual, foi inaugurado um magnífico galpão de alvenaria, onde se promoveu o 1º baile, animado pelo Conjunto Os Serranos, tornando-se um marco do tradicionalismo.
O CTG Laureno de Medeiros, se caracteriza por atividades sociais, culturais e recreativas, tendo por meta principal a culto às tradições gaúchas e seu folclore, através da música, histórias e costumes do povo Riograndense.
    Departamento Artístico: Atualmente é constituído por quatro grupos de danças. Com orgulho e eficiência são a beleza jovem que empenhados na aprendizagem das danças tradicionais gaúchas representam o CTG através de danças folclóricas gaúchas, em festivais, como o ENART e eventos sociais. A Entidade luta pela preservação dos usos e costumes, mantém também acordionistas, chuleadores, cantores, violeiros e posteiros capacitados para o ensinamento das atividades artísticas. Proporcionando assim aos jovens artistas a participação em eventos locais, regionais e estaduais.
     
     Departamento de Bochas: Destaca-se entre os CTGs som suas belas instalações, que com empenho, anualmente estão recebendo melhorias e ampliação, como a sala de reuniões, novos banheiros e novos pisos. Destaca-se por manter equipes femininas e masculinas que participam permanentemente de torneios, tendo com galhardia troféus em torneios locais, regionais e estaduais. Tem como destaque as seguintes conquistas: 1991- Campeão Juvenil Estadual, Nacional e sagrou-se Vice-campeão Internacional de Bochas Puro Sangue, foi Bi-campeão da 9ª RT. Por cinco vezes foi Vice-campeão pela Federação Riograndense de Bochas série “A”. O CTG Laureano orgulha-se por ter sido o 1º a se filiar com Federação Riograndense de Bochas, no ano de 1975.

      Departamento Campeiro: Representa a entidade nas competições de rodeios e festas campeiras. Conquistando com muito empenho e orgulho diversos troféus municipais, regionais e estaduais com seus campeiros. Em 1999 Jonathan Muller destacou-se como 2º Peão do Estado. Nos últimos anos a Entidade participou do FECARS com Sérgio Escobar na categoria Laço Guri e com Dionatan Soares na categoria Vaca Parada, no último rodeio da 9ª RT. Destaque também para a equipe de laçadores que conquistou o 2º lugar no último rodeio da 9º RT.
       
       Foram Patrões: Argemiro Noronha, Orestes dos Santos, Valdori Dalarossa, Paulo Q. da Silva, Carlos Souza Costa, Osvino Nonnemacher, Major Maximiliano Boggo, Erno Schuh, Valter Becker, Flávio Muraro, Valter Becher, Neiton C. Azevedo, Paulo R. Lemos, Milton Boelke, Sr.Valdori Dalarosa, Bibiano Ferraz, Rodrigo Darós, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário