sábado, 10 de dezembro de 2011

Sociedade Ginástica Ijuí - SOGI - (fundação em 1898, construção da sede atual 1955). A história oficial e outras pesquisas - parte II


Da Associação Agrícola à Sogi 
 Texto e pesquisa de Ademar Campos Bindé*

A atual Sociedade Ginástica Ijuí tem suas origens numa entidade que tinha a denominação de Associação Agrícola de Ajuda Mútua, em alemão “Gemeinnützige andwirtfchafliche Berein”, fundada no longínquo dia 23 de outubro de 1898, portanto, há 113 anos.
 Esta era a antiga sede de Sociedade Ginástica e Canto de Ijuí, depois Clube Comercial e atual Sociedade Ginástica Ijuí (Sogi). - Foto é da década de 1910.Esta era a antiga sede de Sociedade Ginástica e Canto de Ijuí, depois Clube Comercial e atual Sociedade Ginástica Ijuí (Sogi). - Foto é da década de 1910.
Ao longo do tempo, ocorreu a fusão de várias entidades até chegar à Sogi dos nossos tempos.
Não pensem que eu sei falar ou entender alemão. Apenas vamos nos valer de um pequeno livreto, publicado no ano de 1931, que teve tradução de Karin Schneider e revisão do jornalista Hugo Hammes, através do qual nos foi possível conhecer dados históricos da atual Sociedade Ginástica Ijuí .
Esse livreto nos foi enviado, anos atrás, de Porto Alegre pelo ilustre ijuiense Alberto Hoffmann e tinha o título “Festschriftzum 10=Jährigen Stiftungsfest und Weihe der Einheitsfahne des Turner=und Sängerbundes Ijuhy – Oktober 1931” (não pensem que foi fácil escrever tudo isso!) e que a tradutora afirma que quer dizer: “Publicação por ocasião da festa de comemoração dos 10 anos e pela consagração da bandeira da Sociedade Ginástica e Canto de Ijuí – outubro 1931”.
Esse histórico registra que a Associação Agrícola de Ajuda Mútua foi criada em 23 de outubro de 1898 pelos senhores Julius Otto Geiss, Karl Hintz, Heinrich Cardinal, Karl Klever, Pastor Gerhard Dedecke e Georg Wagner.
Na época, essa associação recebeu da administração da Colônia Ijuhy dois lotes na zona urbana (rua Álvaro Chaves, esquina da rua 15 de Novembro), nos quais foi erguida a sua sede, inaugurada em 15 de novembro de 1903. Em 7 de fevereiro de 1904, a sociedade resolveu introduzir a prática de ginástica e colocou a disposição os recursos necessários para a compra dos aparelhos
O primeiro guarda e o primeiro instrutor de ginástica chamavam-se Meuchelt e Heintze, respectivamente. Em agosto de 1905 aconteceu a primeira apresentação teatral, que teve a direção do senhor Rauch.
Ao que se presume, outras atividades foram sendo incorporadas, surgindo em novembro de 1906 uma sociedade de canto “Sängerrunde” (Roda de Cantores), com a participação dos seguintes: Fritz Wottrich (regente), Jacob Vontobel (primeiro presidente), Franz Tesch (segundo presidente), Casimir Kurtz (secretário), Albert Genz (tesoureiro), Fritz Tybusch (vogal) e mais Richard Wottrich, Albin Brendler, Reinhard Mudstock, Arnold Hintz, Emil Treter e Robert Brendler.
Em 15 de novembro de 1914 foi formada a Sociedade Ginástica (“Gut Heil”), liderada por Richard Schimmel. Como presidentes atuaram Jacob Vontobel (1906 a 1911), Adolf Hoese (1912), Albin Brendler (1913) e novamente Jacob Vontobel  (1916 a 2 de outubro de 1921).
A  principal meta do presidente Jacob Vontobel foi buscar a fusão de todas as sociedades alemãs para formar uma única federação, com o objetivo de construir uma grande sede social alemã. Assim surgiu em 2 de outubro de 1921 a Sociedade Ginástica e Canto de Ijuí, tendo Jacob Vontobel como presidente. Além de promoções sociais, tinha como objetivo a participação em igrejas e funerais.
Em 13 de maio de 1935 aconteceu mais uma fusão. O Grêmio Foot-Ball Ijuhyense, que tinha sua praça de esportes no quarteirão onde atualmente se localiza a sede da Sociedade Ginástica Ijuí, foi incorporado a Sociedade Ginástica e Canto de Ijuí, mantendo-se  apenas a denominação desta última, que assumiu todos os bens patrimoniais do primeiro.
A eclosão da II Guerra Mundial veio a afetar profundamente a Sociedade Ginástica e Canto de Ijuí, que era chamada de Clube Alemão, que teve de ficar com suas atividades paralisadas por um certo tempo.
A solução encontrada por seus associados foi mudar sua denominação para Clube Comercial, em assembléia realizada no dia 27 de maio de 1942. O então promotor público João Barcelos de Souza foi eleito seu presidente e Alberto Hoffmann ficou como primeiro secretário.
Finalmente, em assembléia geral realizada no dia 28 de dezembro de 1950, foi aprovada nova reforma estatutária, que deu a atual denominação de Sociedade Ginástica Ijuí, que popularmente passou a ser chamada de Sogi.
Pouco tempo depois foram iniciadas as obras de construção da atual sede da Sogi, que veio ocupar todo o quarteirão das ruas Benjamin Constant, 25 de Julho, 7 de Setembro e Roberto Löw. A comissão de construção foi liderada por Leopoldo Hepp. A inauguração festiva da nova sede constou de extensa programação entre os dias 30 de abril a 29 de maio de 1955.

Em 6 de abril de 1994, em assembléia conjunta dos associados das duas entidades, foi aprovada a incorporação pela Sociedade Ginástica Ijuí da sede e bens patrimoniais do Clube de Caça e Tiro de Ijuí, localizados às margens do rio Potiribú. O atual presidente da Sogi é Edgar Gieseler.

Fonte: Texto reproduzido do Portal de notícias “Ijuí.Com”, no Blog de Ademar Bindé, jornalista e historiador de Ijuí. O texto foi publicado no dia 24 de outubro de 2011, e está disponível em: http://www.ijui.com/blog/blog-do-binde/27263-da-associacao-agricola-a-sogi
Vista parcial da Soci - em destaque o prédio onde está o Departamento de Bolão

Nenhum comentário:

Postar um comentário