domingo, 18 de dezembro de 2011

"OS PAPAGAIOS": Time de Futebol de Salão da Rádio Progresso em 1978

Pesquisas e texto do professor Hilário Barbian*

 
 Time da Rádio Progresso na Sogi em 1978. Da esquerda para direita. Em pé: 1) Valdir Heck – locutor, atualmente ex-prefeito e proprietário da RPI; 2) Walter Luiz Hoff – locutor, atualmente radialista numa emissora no interior do Paraná; 3) Celso Lucca – locutor, atualmente comerciante em Camboriú. Agachados - 4) Delfino Coimbra – locutor esportivo, continua atuando na Rádio Progresso; 5)Valmir Beck da Rosa – locutor, atualmente presta serviços de assessoria à COTRIJUÍ; 6) Milton Nivaldir da Silva – locutor, continua atuando na Rádio Progresso; 7) Élio Pacheco Lopes – locutor e narrador esportivo, atualmente trabalha na Rádio Repórter e apresenta o Programa “Fatorama”. Foto cedida por Élio Lopes.

Histórico

Como é do costume de empresas, a Rádio Progresso também formou seu time de futebol de salão para jogar amistosos com fins de confraternização e propaganda da emissora e mesmo para jogar campeonatos.
 Uma vez anunciada a apresentação, o fato despertava curiosidade por parte da população, já que poderia ver pessoalmente os donos das vozes que ouviam diariamente no rádio.
 Nas apresentações o nome oficial da equipe era “Rádio Progresso”. Porém, a população logo acabou por criar um nome que melhor se adaptasse aos que integravam o time: “Os Papagaios”.
 O sugestivo nome tinha a ver com o fato dos jogadores serem os locutores que iam para a “latinha” – ao microfone – e que falavam diariamente. A comparação com o papagaio, que, uma vez treinado, não pára de tagarelar, foi um passo: os jogadores da equipe eram “Os Papagaios”.
 Como decorrência da equipe da Rádio, se formou o time que oficialmente se designava de “Os Papagaios”, que era integrado por Luiz Francisco Diniz, Delfino Coimbra, Hélio Lopes, Amauri Brum de Souza (goleiro) e Jair Lunardi.

Alguns dos locutores tinham seus respectivos Programas através do qual se projetavam:


- Valdir Heck apresentava  “Os Campeões da Simpatia” e o “Alma Brasileira”;

 - Celso Lucca apresentava “Com Música Suave é a Noite”;

 - Valmir Beck da Rosa apresentava o “Sambalanço”;

 -  Milton Silva apresentava e ainda apresenta o “Sertão em Festa”;

 - Hélio Lopes apresentava “O Bem Bolado – o Show da Tarde”.



* Este artigo originalmente foi publicada inicialmente no Jornal Hora H. Atualmente o mesmo foi editado por seu autor e reproduzido no dia 24/07/2011, no Portal Ijuí.Com. Disponível em: http://www.ijui.com/especiais/historia-em-foco/23671-papagaios-time-de-futebol-de-salao-da-radio-progresso-em-1978


Fontes: Élio Pacheco Lopes e Delfino Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário