sábado, 2 de julho de 2011

A primeira pedreira de Ijuí, mais tarde no mesmo local foi contruído a "Colméia Infantil", e hoje lá funciona a Feira do Produtor, escritório da EMATER/ASCAR

        Não temos certeza, mas até onde vai nosso conhecimento sobre a história de Ijuí, bem como recordações da minha infância e juventude, a antiga pedreira que funcionava na esquina das ruas 24 de Fevereiro e Floriano Peixoto teria sido a primeira de Ijuí, e de lá teria saído todas as pedras para canalizar, levantar  os muros laterais do "Arroio do Moinho", ou "do canal" como também era/é conhecido o riacho (hoje completamente poluído e esgoto) que corta parte da cidade, isto é, desde o bairro da Penha, Tiarajú, Osvaldo Aranha, próximo ao estádio do São Luiz, baixada da rua do Comércio, bairros São José, Storch, Boa Vista e Colonial.
        Da pedreira também sairam as pedras usadas no calçamento das principais ruas da cidade, em especial as da região central.
        Não temos/sabemos a data em que ela iniciou suas atividades, e nem quando os trabalhos foram suspensos. O que lembramos e ouvimos quando jovem é que ela deixou de funcionar, principalmente,  porquê estava localizada muito próxima do centro da cidade, e não porque havia terminado a mina de pedras/ferro. 

       E, como a ex-colônia de Ijuhy cresceu muito, também naquela direção, os serviços lá executados, principalmente de explosão das rochas tornou-se perigoso para a população residente nas vizinhanças.

        SURGIMENTO DA PEDREIRA DA LINHA 3 OESTE

Antiga pedreira da Linha 3 Oeste, e futuro parque ambiental da cidade de Ijuí
       
        Após o fechamento da pedreira localizada na "baixada da rua do Comércio", provavelmente se iniciou os trabalhos de extração de pedra em novo local, ou seja, na pedreira localizada na linha 3 Oeste, e que hoje também está desativada, e cujo local brevemente se tornará um grande parque ambiental/ecológico e de lazer para a comunidade ijuiense.

       COLMÉIA INFANTIL

       Também não temos fotos ou imagem da mesma, e não sabemos de nenhuma referência escrita sobre essa importante obra social/esportiva que deve ter influenciado a vida de milhares de ijuienses. (Entretanto, acreditamos que no Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, de Ijuí, deva existir  dezenas de fotos da época, e outros documentos históricos).
      O que temos no momento, são inúmeras imagens em nossa cabeça, deste espaço de lazer e de esporte que foi construído sob o local da antiga pedreira.  Pelo que eu lembro  a quadra de futebol de salão da "Colméia Infantil" - como era chamada - era administrada pela Faculdade de Filosofia - FAFI/FIDENE. Mas, ao nosso ver, provavelmente a construção da mesma deve ter sido feita pela Prefeitura Municipal.
       Lá tivemos o privilégio de jogar algumas vezes futebol de salão. Na década de 70, quando ela inda existia, podemos dizer que na verdade não era somente uma simples e tradicional quadra esportiva/de futebol de salão. Era algo mais, quase um estádio, local de espetáculos, shows musicais... Havia ao redor da quadra arquibancadas de madeira, e todo o campo/quadra era rodeada por uma grande cerca de madeira. Ou seja, o acesso ao local era limitado, e algumas vezes se precisava pagar ingresso para ver algum jogo ou espetáculo na quadra.
      Após o período de auge e de grandes jogos, encontros.... o local entrou em decadência e abandono. A arquibancada e a cerca começaram a apodrecer. Não houve uma manutenção e cuidados contínuos recomendáveis para a preservação. Logo passou a ser considerado um lugar "perigoso", de esconderijo para marginais e ladrões. A sujeira e a degradação do local tornou-se visível a cada dia, até que em algum momento no final da década de 70 e início dos anos 80, a Prefeitura Municipal desmanchou o que ainda havia no local. Limpou o terreno, e mais tarde construiu o atual prédio, que hoje abriga a Feira do Produtor e o escritório da EMATER/ASCAR, e outros serviços públicos.
No local da antiga pedreira hoje encontra-se a feira do Produtor e o escritório da EMATER/ASCAR
     PEDIDO DE AJUDA: Caso alguém dos leitores do blog tenha mais informações sobre a existência ou atividades da Pedreira e da Colméia Infantil, tais como fotos, documentos, recortes de jornais, favor nos enviar para que possamos compartilhar com os amigos(as) leitores, e assim resgatar um pouco mais desta importante história e local que muito significou e influenciou na vida esportiva da cidade de Ijuí.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário