terça-feira, 1 de março de 2011

O dia em que o Interventor/Governador do RS e General Flores da Cunha visitou a cidade de Ijuí - e inaugurou o Frigorífico Serrano - ano de 1934


O prédio da Prefeitura Municipal foi inaugurado em 1933. A foto  acima mostram no ano seguinte, em 1934, a visita do Interventor Estadual (Governador) do Rio Grande do Sul, General Flores da Cunha a cidade de Ijuí. 

General Flores da Cunha



 Na oportunidade ele foi recebido pelas          autoridades e apresentado ao povo. 







 A imagem acima mostra o momento em que ele falava da sacada da Prefeitura Municipal ao povo reunido na rua Benjamin Constant. Um grupo de cavalarianos participam deste ato público e político. 

Foto do Frigorífico Serrano nos primeiros de funcionamento - fundado em 1934.
No mesmo dia do ano de 1934, em que esteve em Ijuí, o Governador e General Flores da Cunha participou da inauguração do antigo Frigorífico Serrano, na rua 19 de outubro. A foto acima (raríssima) mostra o General Flores da Cunha, o então Prefeito Coronel Dico, Rosalvo Scherer (diretor presidente do Frigorífico), e outras autoridades e políticos presentes na inauguração do Frigorífico.


Fontes das fotos e textos: A que aparece as autoridades na sacada está no Álbum Comemorativo do Cinqüentenário da Emancipação Política/Administrativa de Ijuí, página 09. Dos  cavalarianos em frente a Prefeitura foi publicada no Jornal da Manhã, dia 19/10/1991. As fotos da visita de Flores da Cunha na inauguração do Frigorífico Serrano estão no livro “Em prol da Suinocultura Riograndense”, de autoria de Rosalvo Scherer, diretor presidente do Frigorífico Serrano, 1956. Foto do General Flores da Cunha está disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Ant%C3%B4nio_Flores_da_Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário