domingo, 5 de dezembro de 2010

Principais efemérides de Ijuí entre os anos de 1890 - 1940

     Efemérides significam segundo a Wikipédia em latim, "memorial diário", "calendário" (ephemèris,ìdis), ou, em grego, "de cada dia" (ephémerís,îdos). A palavra efêmero/a ("que dura um dia") tem a mesma etimologia.
    Uma efeméride é um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia, ou ainda uma sucessão cronológica de datas e de seus respectivos acontecimentos. Há a possibilidade de classificá-la de diversas formas, como, por exemplo, histórica, vexilológica ou hagiográfica.
     Na revista e Álbum Comemorativo do Cinqüentenário de Ijuí, publicado no dia 19 de outubro de 1940 encontramos de forma ordenada o primeiro registro histórico das principais efemérides do município de Ijuí, levantadas desde quando da fundação da Colônia de Ijuí até o registro das grande Exposição Agro-Pecuária-Industrial realizada no dia 19 de outubro de 1940, durante as festividades do cinqüentenário de Ijuí.
     Reproduzimos abaixo a seqüência de páginas publicadas no Álbum Comemorativo ao Cinqüentenário que relacionam cronologicamente os principais fatos e acontecimentos da cidade de Ijuí até 1940:

Nenhum comentário:

Postar um comentário