domingo, 18 de julho de 2010

Sustentabilidade nas agroindústrias: o caso de uma processadora de erva-mate em Ijuí, RS, Brasil

    Trabalho acadêmico apresentado por Raquel BREITENBACH e Neiva M. M. dos Santos BARÉA, durante o IV Congresso Internacional de “La Red Sial”, realizado em Mar del Plata, dias 27 a 31 de outubro de 2008. O mesmo têm como objeto de estudo uma agroindústria processadora de erva-mate, localizada no município de Ijuí, estado do Rio Grande do Sul - Brasil, esta transforma erva verde, adquirida de agricultores da região, em erva-mate com e sem açúcar.
     O consumo de erva-mate para chimarrão apresenta mercado limitado às regiões onde é produzida e o uso desta matéria-prima se dá apenas na forma de produtos tradicionais.
     “...As agroindústrias vêm tomando um espaço cada vez mais amplo e contribuindo para o desenvolvimento de certas regiões e determinados sistemas produtivos, a partir disso, torna-se indispensável à adoção de técnicas corretas, tanto administrativas quanto nos processos produtivos, as quais garantirão a sustentabilidade da empresa. O desenvolvimento sustentável, baseado nos princípios da sustentabilidade, tornou-se um tema muito discutido atualmente em nível mundial, embora trabalhos que demonstram sua aplicação na prática ainda são escassos e em áreas pontuais. Nesse sentido, analisar atividades ligadas à área rural pode ser um método eficaz para identificar os limitantes e assim, as possibilidades de transformá-las em atividades mais sustentáveis.
    “...As agroindústrias são empresas diretamente ligadas ao meio rural, sejam elas integradas ou não aos produtores rurais e suas atividades agropecuárias,e contribuem significativamente na agregação de valor à produção primária, na absorção da mão-de-obra local e podem colaborar na promoção do desenvolvimento rural..."

Trabalho disponível em: http://www.infoagro.net/shared/docs/a5/Sustentabilidade%20nas%20agroindustrias%20-%20Brasil.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário