sábado, 15 de agosto de 2015

Um pouco da história da aviação no município de Ijuí...!

TUDO COMEÇOU NOS ALTO DA UNIÃO....em 1934!

Jornal "O Repórter" do dia 16 de abril de 2008.
Jornal "O Repórter" do dia 17 de agosto de 2011.
ITAÍ TAMBÉM TEVE SEU AEROPORTO... fins de 1930...

O professor Danilo Lazzarotto em seu livro "Itaí e sua história", Coleção Cadernos do Museu/MADP, menciona a importância e a presença do aeroporto no Itaí...
 FUNDAÇÃO DO AEROCLUBE DE IJUÍ em 14 de dezembro de 1940...

O banho de óleo é tradicional. É dado quando o aluno faz seu primeiro vôo sozinho. Na foto, os primeiros batizados: Ivo Rasia, Alberi Gamara, Ricardo Schmidt e o instrutor Rui Klohn, ao alto.

Reprodução de matéria publicada no Jornal da Manhã, no dia 19/10/1973. A foto em separado, publicada acima faz parte da página original. Somente foi separada para melhor edição e visualização.

Na Linha 2 Oeste, nas terras de Emílio Zimpel.... não decolou....!
      Outro campo de aviação que existiu, mas não vingou no município, antes do aeroporto municipal, foi numa área cedida por Emílio Zimpel, em sua propriedade na Linha 2 Oeste. Lá ocorreu apenas uma festa aviatória em 1946, mas não decolou...


Por um bom tempo Ijuí estava nas rotas aéreas, de forma regular... com a inauguração oficial do aeroporto em 1953... 

Matéria publicada na edição especial e comemorativa aos 60 anos da ACI, em 1977.
Imagem do Google Earth mostrando a distância e localização do Aeroporto de Ijuí João Baptista Bös Filho e também da sede do Aeroclube de Ijuí em relação a cidade de Ijuí, RS.



Outra imagem do Google Earth agora para mostrar uma visão área/por satélite do Aeroporto de Ijuí João Baptista Bös Filho e também da sede do Aeroclube de Ijuí.






















O jornalista e historiador Ademar Campos Bindé também já abordou em sua página de "História" no Jornal "O Repórter" de Ijuí, no dia 12/12/2009, página 10,  a história do Aeroclube de Ijuí e "... as emoções de voar". 

Nos  dias 28 e 29 de abril de 2009, o Aeroclube de Ijuí realizou a 2ª Festa Aerodesportiva de Ijuí  no aeroporto de Ijuí João Baptista Bös Filho, com a participação de aeronaves de diversas cidades do estado e também da Associação Colméia de Aeromodelismo com toda sua esquadrilha. Fonte: Blog  “Aeromodelismo – restauração e montagens”. Disponível em: http://aerorestaurado.blogspot.com/2009/03/aeroclube-de-ijui-realiza-uma-grande.html

PARA AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS:

EXISTE TAMBÉM EM IJUÍ Associação Colméia de Aeromodelismo de IJUÍ/RS. 

 Ela possue um Blog que traz fotos e notícias da Associação, que sua sede localizada  no Povoado Santana - Ijuí/RS (a 1 km da RS 155). Contatos: (55) 8401-2525; (55) 8401-2525 (c/Lucas Fagundes).


O atual aeroporto e todo trabalho para sua modernização e operação de aviões de passageiros e voos regulares...

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Iju%C3%AD


Nenhum comentário:

Postar um comentário