domingo, 18 de maio de 2014

Hospital Bom Pastor de Ijuí completou 33 anos de fundação, neste domingo, dia 18 de maio de 2014.




Hospital Bom Pastor
A Associação Hospital Bom Pastor Ijuí tem essa denominação definida no Artigo 1º do Estatuto Social aprovado em Assembléia Geral Extraordinária de 03.10.2006, que também estabelece a sua sede à Avenida David José Martins, 1376, Bairro Hamarstronn em Ijuí-RS. Pelo § único desse artigo também se define como nome fantasia a denominação “Hospital Bom Pastor Ijuí”.
Hospital geral de pequeno porte, com 42 leitos, que atende nas 4 áreas básicas: clínica médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica, além da  psiquiatria e dependência química.
Possui serviço ambulatorial e pronto atendimento, pequenas cirurgias, serviço de radiologia e ultrassonografia, endoscopia digestiva, cistoscopia, colonoscopia.
Na área de saúde mental  presta atendimento através do Centro de atenção Psicossocial I – Bom Pastor e do Centro de atenção psicossocial infantil (zero a 25 anos).

Histórico do Hospital Bom Pastor
O Hospital Bom Pastor foi fundado pela Cooperativa Regional Tritícola  Serrana Ltda (COTRIJUÍ) em 18 de maio de  1981, com o objetivo de atender especialmente aos associados dessa cooperativa e demais produtores rurais  de sua área de ação.
 O Hospital foi administrado pela cooperativa até 23/12/1988, quando esta desafia seu quadro social a criar a Sociedade Hospitalar Beneficente Ijuí, passando a ser assumida pela comunidade local. Conforme determinação do novo código civil, em 19 de janeiro de 2005  altera sua denominação para Associação Hospital Bom Pastor Ijuí.  
A Associação Hospital Bom Pastor Ijuí é uma instituição de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, com registro no Conselho Nacional de Assistência Social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, regida por estatuto próprio e dirigida por uma diretoria composta por pessoas da comunidade, que desempenham seus cargos de forma voluntária. A entidade  presta serviço de saúde à população residente no meio rural e urbano de Ijuí. Além disso, atende pacientes que provém de mais de 50 municípios da região e pertencentes a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde..


É um Hospital geral, de pequeno porte, com 42 leitos. Está classificado perante a Secretaria Estadual de Saúde como estabelecimento de abrangência microrregional. O corpo clínico é aberto, com 61 médicos, oferece atendimento em diversas especialidades clínicas e cirúrgicas. Está apto, também, a realizar os mais variados exames diagnósticos. Seu quadro funcional é formado por 57 funcionários, distribuídos nos setores de enfermagem, nutrição e dietética, radiologia, faturamento, recepção, farmácia, administração, manutenção, lavanderia, higienização e saúde mental.
O Hospital participa  do Programa  Estruturante “Saúde  Perto de Você” do Governo do  Estado através do convênio  para “Atendimento em Saúde Mental”, possuindo 6 leitos de incentivo em dependência química e 5 leitos de incentivo em psiquiatria. Com o convênio “Casa da Gestante”, do mesmo Programa, dispõe de 4 leitos, abrangendo os vinte municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde. 
 Iniciou em 2003 o atendimento ambulatorial em saúde mental através do programa estadual Cuca Legal, que mais tarde se transformou em  CAPS I – Centro de Atendimento Psicossocial - programa vinculado ao Ministério da Saúde. Esse serviço dispõe de: atendimento  individual pela equipe multiprofissional,   grupos terapêuticos com psicólogas, grupos de socialização com assistente social, grupos operacionais com enfermeiros, atendimento à família, oficinas de artesanato e culinária, coral de pacientes, participa e realiza atividades comunitárias, reuniões de equipe e formação. Mantém também convênio com o Município de Ijuí, através do programa Vida com Dignidade, a nível ambulatorial.

O serviço oferecido pelo hospital é reconhecido pela comunidade uma vez que se caracteriza pelo respeito e compromisso com seus pacientes, prestando assistência humanizada e personalizada, através dos principais convênios: SUS, Ipergs, Unimed, Cassi, Senergisul, Geap, Correios, Particular, Caixa Econômica Federal e Cisa.
O atendimento individualizado, o acolhimento e o espírito comunitário são a grande marca de nossa instituição. Daí a origem do slogan “HOSPITAL BOM PASTOR SUA VIDA: NOSSO MAIOR OBJETIVO.”
Sobre o Novo Hospital Bom Pastor
O Hospital Bom Pastor de Ijuí, filantrópico, conveniado ao SUS, vem trabalhando na implementação de seu plano estratégico, que contempla a expansão de sua estrutura física de modo a poder ampliar a  prestação de serviços à comunidade, pelo SUS, nas áreas específicas de Hospital Geral com especialização em Geronto/Geriatria, Saúde Mental, Psiquiatria e Dependência Química,  já que a demanda por atendimento  nessa área é cada vez maior e hoje no interior do Rio Grande do Sul há pouquíssimos leitos  para atendimento e recuperação de crianças, Adolescentes, jovens e adultos dependentes químicos.  

A relevância dos serviços que já se presta e os que se pretende agregar tem  sido fundamental para o engajamento da comunidade local e regional na proposta de expansão de área e se serviços, o que se vê pelo rol de parceiros  e apoiadores da instituição. Dia a dia a esses vem se somando novas adesões.

A nova estrutura prevê:
- Ambulatório
- Atendimento Imediato
- Urgência e emergência
- 90 leitos de internação
- 10 leitos de UTI
- Clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica
- Centro de atenção integral ao idoso
- Centro de atenção psicossocial
- Ampla área verde
- Unidade de ensino e pesquisa.
Localização do Hospital Bom Pastor em relação ao Bairro São Geraldo
 Diretoria do Bom Pastor - 2013 - 2016
Diretoria:
Presidente: Antonio Miron 
Vice Administrativo: Eronita Silva Barcelos
Vice Social: Marco Aurélio Ferreira
Vice de Patrimônio:   Nilo Leal da Silva
1º Secretário: Valmir Beck da Rosa
2º Secretário: Clair Bao  
1º Tesoureiro: Jenoir Schiavo
2º Tesoureiro: Renato Echer 

 Conselho Consultivo:
Direito: Odacir Secchi , Valmor Luiz Alievi, Gerson de Viegler Ferreira
Projetos e Construção: José Crippa, Joceli Antonio Bortolini, Noemi Tambara
Relações Institucionais: Gustavo Arno Drews, Hélio Ito Pohlmann, Ronaldo Soares
Adm/Contabilidade: Edivor Trevisan,  Cledison Fritzen ,  Glademir Ribeiro da Silva
Saúde e Educação: Marines Tambara Leite,  Auro Heuser, Cassiano Dei Ricardi da Rosa   
Ex-Presidentes: Rui Polidoro Pinto, Alberi dos Santos Noronha

Conselho Fiscal:
Titulares:  Roberto Tadeu Bolson, Remi Tonaldo Korb,  Jorge Klanowicz
Suplentes:, Clóvis Cervi,  Ronald Seefeld, Valter Mânica Costa

 

 

Corpo Clínico

·  Alessandra Correa Weber - Pediatra
·  Alexandra Franzen - Dermatologista
·  Alexandre El Ammar Muller - Oftalmologista
·  Alexandre Grim Vaz - Ginecologista e Obstetra
·  Andréia Goettems - Imunologista e Alergista
·  Antônio Carlos Amaral - Psiquiatra
·  Ari Oscar Tech - Ginecologista e Obstetra
·  Aureo Zimmermann - Cirurgião Geral
·  Auro Heuser - Clínico e Cirurgião geral
·  Carlos Alberto C. Dias - Ginecologista e Obstetra
·  Carlos Kuzli Kuzmik - Neurologista
·  Carlos Raineski - Cirurgião geral
·  Carmem Copetti - Endocrinologista
·  Claudio Renato Michel - Ginecologista e Obstetra
·  Edson Gonçalves da Silva - Ginecologista e Obstetra
·  Elizabete El Ammar - Pediatra
·  Fátima Duarte Ali - Psiquiatra
·  Fernando Bueno - Colo Proctologista
·  Francisco Kubaski - Cirurgião Pediátrico
·  Gastão Rossetto - Clínico geral
·  Gibran El Ammar - Neurologista 
·  Gilberto Michel - Ginecologista e Obstetra
·  Iara Lohmann - Pediatra
·  Ibrahim El Ammar - Neurologista
·  Ismaél Riethmuller - Psiquiatra
·  Iva Regina Fonseca - Pediatra
·  Jorge Luiz Vargas Montardo - Pediatra
·  José Chavez Ortiz - Neurologista/Neurocirurgião
·  Jussara Pinto - Anestesiologista
·  Klaus da Silva Lopes - Oftalmologista
·  Lisiane Hepp - Oncologia e Clínica geral
·  Luciana Pereira - Pediatra
·  Luis Antônio J. Soares - Pediatra
·  Marcelo Miron - Pediatra
·  Márcia da Costa Eifler - Ginecologista e Obstetra
·  Márcio Muller - Urologista
·  Marco Tulio S. Duarte - Clínico Geral
·  Marcos Ricardo Lins - Psiquiatra
·  Maria de Lurdes de Souza - Pediatra
·  Mário Michel - Ortopedia e Traumatologia
·  Maristela Casagrande - Dermatologista
·  Marlene Hubert da Silva - Dermatologista
·  Mauricio Bortolini - Pediatra
·  Mauro Antônio Massafra - Urologista
·  Nilton Freitas da Silva - Gastroenterologista
·  Remir Brackmann - Clínico Geral
·  Renan Marchant Gomes - Pediatra
·  Renato El Ammar - Urologista
·  Roberto G. da Silva - Ortopedia  e Traumatologia
·  Robledo Meller Alievi - Cirurgião Cabeça e Pescoço
·  Ronaldo Ferretti - Oftalmologista
·  Samir El Ammar - Neurologista
·  Sidney Cesar Dambróz - Anestesiologista
·  Sílvia M. Gomes - Psiquiatra
·  Victor Schwengber - Urologista
·  Viviane Ferretti - Oftalmologista
·  Wellington G. dos Santos - Cirurgião

Serviços

·         Atendimento Ambulatorial

Através dos Programas Cuca Legal e Vida com Dignidade, do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISA) a partir de novembro de 2007 no CAPS I foram acolhidos 268 novos pacientes e realizados 17.000 atendimentos. O programa presta assistência, individual ou em grupo, a portadores de depressão e dependentes de álcool e outras drogas, a nível ambulatorial. Ainda, são realizadas oficinas semanais, com usuários e familiares, onde são desenvolvidas atividades coordenadas pela equipe, com a parceria de acadêmicos da Unijuí e voluntários que desenvolvem atividades como musicoterapia, fisioterapia, massoterapia, oficinas de arte e grupos de trabalho com familiares de pacientes e psicóloga. A equipe multiprofissional realiza capacitações, participa de encontros regionais de saúde mental, de seminários e palestras, e de outros eventos que acontecem em Ijuí e na região. A expansão dos serviços em saúde mental exigiu nesse exercício a atuação de equipe multiprofissional constituída de: a)médico clínico, b)médico psiquiatra, c) 2 enfermeiros, d)assistente social, e)2 psicólogos, f) nutricionista, g)fisioterapeuta , além da equipe administrativa e de apoio. 


·         Atendimento Hospitalar Cirúrgico

Prestação de serviço de atendimento hospitalar cirurgico para pacientes e comunidade.

·         Casa da Gestante

O Hospital Nom Pastor possui 04(quatro) leitos da Unidade Casa da Gestante, visando atender intercorrências gravídicas que possam desencadear o nascimento de prematuros.

·         Atendimento Hospitalar – Leitos Psiquiátricos

O Bom Pastor consolida-se como referência no âmbito da 17a CRS, para internação psiquiátrica, com a assinatura do segundo termo aditivo (TA 473/2008) ao Contrato nº 434/2008 (Apoio aos Hospitais Vinculados ao SUS), em 23/12/2008, disponibilizando 05(cinco) leitos psiquiátricos e 06(seis) leitos clínicos para álcool e outras drogas e em 09/10/2009 foi assinado o terceiro termo aditivo (TA 238/2009) disponibilizando mais 5(cinco) leitos para álcool e outras drogas. Baseado na Portaria SES nº 224/92, o Programa segue diretrizes da interdisciplinariedade, integralidade da atenção, intersetorialidade, humanização e resolutividade.

·         Convênio com o CISA

Serviços conveniados com o Consórcio Intermunicipal de Saúde. Sendo prestados 662 atendimentos, dentre eles: endoscopia digestiva, cistoscopias e colonoscopias.

·         Saúde Mental

Programas de atendimento em saúde mental, tanto em nível de internação, quanto ambulatorial.

·         Grupo de Trabalho de Humanização

A assistência humanizada e o ambiente acolhedor, que já são características do hospital, prosseguiram durante 2009. Fortaleceu-se o programa de humanização ativo, voltado aos usuários, familiares, colaboradores internos e externos. E foram desenvolvidas programações especiais de recreação, lazer e cultura em datas comemorativas, como: semana da enfermagem, aniversário do hospital, festa junina, dia do médico e confraternização de Natal. A atuação da profissional Assistente Social permitiu que pacientes carentes fossem avaliados sócio econômico e familiar provendo assim os recursos alimentares junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, bem como a orientação e o encaminhamento à programas sociais federais como: Auxílio Doença., BPC- Benefício de Prestação Continuada e Aposentadoria. 

·         Atividades do grupo de voluntários

Um grupo de voluntários, vinculados à igrejas de Ijuí desenvolveram atividades de apoio espiritual e emocional, como cantos e preces a usuários e familiares internados e de campanhas comunitárias assistenciais. Algumas senhoras são responsáveis pela confecção de próteses mamárias artesanais, confecção do enxoval hospitalar, organização de murais e ornamentações dos setores do Hospital em datas comemorativas, além de outras atividades.

·         Assistência pós Alta Hospitalar

A equipe multiprofissional presta orientações, avaliações, encaminhamentos e providenciando materiais específicos, tais como: empréstimos de camas, suportes de soro, cadeiras de rodas, válvulas de oxigênio, aspiradores cirúrgicos e outros equipamentos. O setor de nutrição oferece orientação de dietas, segundo as patologias dos pacientes. Nas visitas domiciliares, contamos com o apoio do serviço de enfermagem.


Visão do Hospital Bom Pastor quando ele estiver totalmente pronto
Fonte: Textos e algumas fotos do site oficial do Hospital e pessoais. Disponível em: http://www.bompastorijui.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário