domingo, 4 de agosto de 2013

Artigo do Dr. Ernst Feder: "Die Amazonen Brasiliens" - "As Amazonas do Brasil" - (tradução livre)

Ernst Feder, escritor e jornalista internacional tinha grandes contatos com a cidade de Ijuí - nos 50-60. Em especial com o jornalista e historiador Martin Fischer e também com a Empresa Jornalística Ulrich Löw, que publicava os jornais “Correio Serrano” (em português) e o  “Die Serra Post e o Serra Post-Kalender” (em alemão). Nessas publicações encontramos vários artigos exclusivos escritos por ele, e até inéditos em sua biografia e obra internacional, por muitos desconhecidos. Alguns deles queremos reproduzi-los com exclusividade e de forma inédita, com objetivo de resgatar os mesmos para a história de Ijuí, do Brasil e até mesmo da imprensa internacional.
  Foi Feder um dos mentores da resistência contra o nazismo, organizando movimentos que mobilizaram grandes escritores e humanistas (“União dos Escritores contra o Fascismo”, conforme o jornal “Folha Carioca 22/01/45”). 
Stefan Zweig
 Ele também foi grande amigo de Stefan Zweig. Inclusive foi o  último ao vê-lo com vida antes do trágico suicídio dele e sua esposa em Petrópolis,  no Rio de Janeiro em 1942. Inclusive este artigo, exclusivo e inédito publicado hoje narra seu último dia com Stefan Zweig, em Petropólis, RJ.
     
    Mais informações sobre a vida e a obra de Ernst Feder, contatos com Ijuí, favor ver o importante artigo da historiadora Márcia Krug, sob o título: “Série Dr. Martin Fischer - 05: Codinome - Spectador! Ernst Feder, escritor e jornalista internacional tinha grandes contatos com a cidade de Ijuí - nos 50”. O mesmo está disponível em: http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com.br/2012/10/serie-dr-martin-fischer-04-codinome.html
- Para saber mais sobre Ernst Feder ver: 
http://stadtmuseum.weimar.de/index.php?id=121


- Sobre o escritor Stefan Zweig ver:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Stefan_Zweig

Hoje, reproduzimos artigo publicado no Serra Post-Kalender de 1955:

 
 
Postar um comentário