domingo, 24 de fevereiro de 2013

Rua 20 de Setembro - em Ijuí: Uma rua com prédios de arquitetura antiga em contraste com modernos edifícios

 RUA 20 DE SETEMBRO: Inicia na rua 13 de Maio (prolongamento da rua Goiás), área central da cidade de Ijuí, e vai até os trilhos da Viação Férrea, poucos metros além do cruzamento com a rua Hans Standen, frente aos armazéns da antiga firma Nürich Müller S. A. São no total dez quadras, sentido Leste/Oeste. Trata-se da rua que cruza na lateral direita da Escola Rui Barbosa – “Ruizinho”, frente ao Tiro de Guerra.
BIOGRAFIA: No dia 20 de setembro de 1835, os Farroupilhas tomavam a cidade de Porto Alegre, obrigando o Governador legal, Antônio Fernandes Braga, a refugiar-se na cidade de Rio Grande, durante a Guerra dos Farrapos, ocorrida no estado do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1835-45.
 Série: Conheça os principais prédios, construções e edifícios históricos - ou mais antigos - de Ijuí. Inclusive o registro histórico de muitos já não existem mais!

 
Neste prédio, na esquina da rua 20 de Setembro com Hans Standen, por muitos anos funcionou a sede da empresa Madereiras e Bebidas Bos Ltda (inicialmente como Bos Irmãos), fundada em 1946 pelos irmãos Marino e Homero Bos, filhos de João Baptista Bos Filho. Atualmente achamos que têm fins residencial.
Situada em frente a chamada "Casa dos Leões". Residencial. Na 20 de Setembro, entre as ruas 19 de Outubro e Hans Standen.
Vista geral da Rua 20 de Setembro em direção ao centro da cidade, a partir da rua 19 de Outubro.
Situada entre as ruas Bento Gonçalves e 24 de Fevereiro. Residencial.
Situada entre as ruas Bento Gonçalves e 24 de Fevereiro. Residencial.
Situada entre as ruas Bento Gonçalves e 24 de Fevereiro. Pertenceu por várias décadas a família Walter, proprietária do Moinho Ijuí e Balas Soberana. Mais tarde foi vendida e reformada. Residencial.
Moderno edíficio do Fórum de Ijuí, na esquina das ruas Tiradentes e 20 de Setembro.
Esquina das ruas 20 de Setembro e 7 de Setembro. Comercial e residencial.
Esquina das ruas 7 de Setembro e 20 de Setembro. Residencial.
Vista geral da rua 20 de Setembro, a partir da rua José Bonifácio.
Outra vista da rua 20 de Setembro, mais aproximada, a partir da rua José Bonifácio.
Vista atual e antiga (década de 40) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, carinhosamente chamado de "Ruizinho". Inaugurado em 20 de setembro de 1933.
Grande edifício Ouro Preto, mais alto da cidade de Ijuí, construído na década de 80, século passado. 15 andares, residencial.
Esquina das ruas José Bonifácio com 20 de Setembro. Residencial.

2 comentários:

  1. Morei na casa da foto nº 7. A casa pertenceu a minha familia (família Walter, Moinho Ijuí, Balas Soberana) por décadas até ser vendida e reformada.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ver essas construções e poder depois passar por essas casas e saber a sua história!

    ResponderExcluir