sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A “Vila Julieta” ou a “Casa dos Leões” – residência de Otávio e Júlia Rosa Bós – Construção histórica de Ijuí





A então acadêmica de jornalismo da Universidade de Ijuí – UNIJUÍ, Vanessa Hauser, publicou no dia 26/09/2008, um artigo muito importante sobre o grande patrimônio arquitetônico da cidade de Ijuí, durante toda sua história. 
 O artigo intitulado “Tempo Perdido - O que se perde com a destruição do patrimônio arquitetônico de uma cidade - de Ijuí?” foi publicado originalmente no Jornal Laboratório, dia 26/09/2008,  produzido pelos acadêmicos de Redação Jornalística III do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ. O mesmo está disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/entrelinhas/index.php?i=materia&id=71
Oportunamente iremos publicá-lo em sua íntegra. Hoje nos restringimos a reproduzir apenas um parágrafo em que fala sobre a “Vila Julieta”, ou como ficou mais conhecida a “Casa dos Leões”:   
“No ano de 1928 uma outra construção atraiu os olhares da comunidade. Foi quando o casal Otávio e Julia Rosa Bós construiu a Vila Julieta, localizada na Rua 20 de Setembro. 
 O local, que ficou conhecido como a “Casa dos Leões”, é preservado até hoje. Na época, porém, a obra inspirou inúmeros comentários já que sua suntuosidade impunha-se em descompasso com a realidade dos moradores que viviam ao redor, de vida mais simples e rude.
  O próprio estilo arquitetônico da casa suscitava a imaginação dos habitantes, com aqueles dois leões dispostos sobre as colunas que dão sustentação ao portão principal de acesso à moradia.
  A nobreza atribuída aos proprietários, na época, era fortalecida pelo fato de o terreno da casa ser considerado um local igualmente nobre – ele estava próximo à estação ferroviária, ponto de chegada e saída da cidade. Por volta de 1928, a presença do trem, sem dúvida, representava o progresso da cidadezinha e chamava a atenção de todos.”
Octávio Fernando Bos era irmão de João Baptista Bos Filho, que foi um dos maiores emprendedores de Ijuí, nos anos de 1920/30, no ramo industrial, comercial e agrícola.
Uma visão antiga da residência Bos
 Abaixo publicamos outras fotos da linda residência:




 

 
 

4 comentários:

  1. É uma casa linda realmente, pena que não está sendo preservada e restaurada! Muita história para contar, o texto nos deixa com um gosto de saber o que aconteceu com a familia... com a casa nos últimos anos!

    ResponderExcluir
  2. A casa é linda e o texto deixou com vontade de conhecer mais sobre ela!O que aconteceu por que foi abandonada,e a restauração vai ocorrer?

    ResponderExcluir
  3. Amei saber da casa dos meus avós … temos fotos e grandes lembranças … super super feliz

    ResponderExcluir