domingo, 8 de maio de 2011

Relatório da Administração Municipal de Ijuí - ano de 1927. Intendente Municipal (Prefeito) o Ten. Cel. Alfredo Steglich - Parte I

Iniciamos hoje a reprodução de parte do Relatório Administrativo da Prefeitura Municipal de Ijuí publicado no ano de 1927 pelo então Intendente Tenente Coronel Alfredo Steglich, eleito em 1925 no lugar do Cel. Antônio Soares de Barros - o Cel. Dico.
   Para não tornar "maçante" dividimos o ano de 1927 em seis partes. A segunda parte está publicada no dia 08/07/2012: http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com.br/2012/07/relatorio-da-administracao-municipal-de.html
  
Destaques na administração municipal de Ijuí - no ano de 1927:
  • Intrução pública em Ijuí;
  • Serviços de mão de obra e melhoramentos no município;
  • Produção e distribuição de energia elétrica em franco crescimento;
  • Ampliação do serviço de abastecimento de água potável aos moradores da cidade - abertura de poços de artesiano na Praça da República;
  • Cobrança e sonegação de impostos municipais por parte de criadores de gado no município;
  • Crescimento na circulação de automóveis em Ijuí;
  • Resultado das eleições para presidente (Governador) do Estado do Rio Grande do Sul, em 1927, na cidade de Ijuí. Getúlio Vargas tem ampla votação entre os moradores.

Este era o primeiro prédio próprio da então Sociedade Escolar Alemã – hoje Colégio Evangélico Augusto Pestana – CEAP, de Ijuí. Ele foi construído em 1914, no mesmo lugar onde hoje está situado a escola, ou seja, na esquina das ruas Floriano Peixoto com José Bonifácio, no espaço de três lotes urbanos doados pelo Diretor da Colônia, dr. engenheiro Augusto Pestana. A construção do prédio de madeira com três salas, separadas por paredes de alvenaria, custou então 4 mil Cruzeiros, e serviu até o ano de 1931.
Naquele tempo muitos alunos vinham da colônia que, então, estava mais próxima do centro urbano. Montados em seu cavalo, entregavam leite na então Vila de Ijuhy para depois virem assistir as aulas. Assim se viam sempre alguns cavalos atados no pátio da escola.
 Fonte: Livreto publicado no dia 09/11/1952, “Breve histórico do Ginásio Evangélico Augusto Pestana”, quando da inauguração de seu novo prédio.
 
Produção e distribuição de energia elétrica, no ano de 1927, na cidade de Ijuí, foi de franco desenvolvimento e crescimento. Acima uma foto antiga da Usina Velha. Disponível no site do DEMEI: http://www.demei.com.br/demeigaleria.php

Em 1927 o crescimento na circulação de automóveis em Ijuí, aumentava a cada dia, segundo o Relatório. Acima a foto do primeiro automóvel que circulou em Ijuí, no ano de 1912. Era de propriedade do empresário Max Franke, e dirigido por Francisco Sabo. Esta foto faz parte da Coleção Ijuí do Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, publicada o livro "História Visual da Formação de Ijuí", organizado por MARQUES, Mário Osório; GRZYBOWSKI, Lourdes Carvalho.  Livraria UNIJUÍ Editora, p. 104.

Foto da Praça da República de Ijuí, após remodelação feita em 1940. Nela podemos ver o prédio onde ficava a sala de máquinas dos poços artesianos que abasteciam a cidade de água potável.

Na foto uma granja leiteira existente em Ijuí, em 1926, na linha Base (rua 13 de maio). Segudo o Relatório do Cel. Alfredo Steglich havia uma grande produção de gado de carne e de produção de leite no município, (fora a criação de outros animais). Mas, por outro lado, havia também uma grande sonegação de impostos por parte de alguns pecuaristas, para os quais a Prefeitura estaria dando uma atenção especial na fiscalização e cobrança dos devidos impostos. Esta foto faz parte da Coleção Ijuí do Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, publicada o livro "História Visual da Formação de Ijuí", organizado por MARQUES, Mário Osório; GRZYBOWSKI, Lourdes Carvalho.  Livraria UNIJUÍ Editora, p. 48.

Comemorações pela eleição de Getúlio Vargas, nas eleições de 1927, para Presidente (Governador) do estado do Rio Grande do Sul. Fonte da foto: Originalmente publicada no jornal Correio do Povo em dezembro de 1927. Atualmente disponível no blog "Urbanas Cidades": http://urbanascidadespoa.blogspot.com/2010/06/manchetes-de-jornal.html

Postar um comentário