segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pontos Turísticos de Ijuí



Parque da Fonte Ijuí

O Parque da Fonte Ijuí, com área de aproximadamente 71 hectares, localiza-se a 12 Km do centro da cidade e tem acesso pela RS-155, no distrito de Chorão. É um grande espaço verde com mini-golf, churrasqueiras, área de camping à beira do rio e campos de futebol.


Tradicionalismo

O tradicionalismo é muito forte em Ijuí e diversos Centros de Tradições Gaúchas e Piquetes estão espalhados pelo município, atestando o amor dessa terra as suas tradições nativas. Possuem, também, um Centro Tradicionalista no Parque de Exposições Wanderley Burmann e participam em conjunto com as etnias da Festa Nacional das Culturas Diversificadas.


Parque de Exposições Wanderley Burmann

O Parque de Exposições Wanderley Burmann é considerado um dos maiores do estado e está localizado no Km 454 da rodovia BR-285, distante 4 Km da cidade de Ijuí, possuindo uma área de 15 hectares.


Museu Antropológico Diretor Pestana

O Museu Antropológico Diretor Pestana constitui um centro de preservação da memória regional. Situa-se na Rua Germano Gressler, 96, no Bairro São Geraldo. Possui aproximadamente 25 mil peças relacionadas ao índio pré-missioneiro e encontradas na região.

Artesanato

O artesanato em Ijuí tem duas dimensões: o trabalho e a cultura. As criações na área de cerâmica, pintura, bordados, crochê, porcelana, couros, madeira, chifre, milho, palha de trigo, vidro e papel, demonstram toda a criatividade do povo ijuiense.


Usina Velha

A USINA VELHA é considerada a hidrelétrica mais antiga da região, funcionando até hoje com equipamentos originais de 1923. Está situada a 5 Km do centro da cidade.


Usina do Passo de Ajuricaba

A Usina do Passo de Ajuricaba foi inaugurada em 1959, em função da crescente necessidade na produção de energia elétrica que ocorria devido à industrialização da região. Localiza-se na Vila Floresta, com acesso pela BR-285, km 330 e pela RS 155, km 5.


Grupos Étnicos

Em virtude da diversidade étnica que originou a população ijuiense, havia a vontade de expressar toda essa miscigenação cultural.
Foi assim que em 1985 criou-se o Movimento Étnico e, em 1987, foi realizada a 1ª Festa Nacional das Culturas Diversificadas FENADI.
Postar um comentário