sexta-feira, 18 de março de 2011

Coral Municipal de Ijuí: "Um orgulho musical de nossa terra!"

Reprodução do jornal Correio Serrano de Ijuí, 30/08/1975

Algumas produções musicais do Coral Municipal de Ijuí


Melodias Brasileiras:

Contracapa do Disco "Melodias Brasileiras"
         Músicas que estão no disco de vinil:     

                LADO A 

01 - FELICIDADE                                                                      
02 - LUAR DO SERTÃO                                                         
03 - CASINHA PEQUENINHA                                               
04 - URUTAU                                                                            
05 - PEQUENA MARCHA PARA UM GRANDE AMOR      
06 - UIRAPURU                                                                        
07 - AZULÃO                                                                           

      LADO B

01 - AMARGO 
02 - NEGRINHO DO PASTOREIO
03 - GAUCHINHA BEM QUERER
04 - CANÇÃO DO SUL
05 - BOITATÁ
06 - MINUANO
07 - NOITES DO SUL

 Folclore Internacional:


Capa do disco  de vinil do Coral Municipal de Ijuí - Tema: "Folclore Internacional".

Contracapa do disco com músicas sobre o "Folclore Internacional". O disco foi gravado pela Gravadora ISAEC,, provavelmente entre os anos de 1973/1977. 
Músicas gravadas no disco:

Noites Gaúchas
Alle Vögel
Gran Dio Del Ciello
Zum, Zum, Zum
Quem Me Ensinou  Nadar
Razin, O Vencedor
Olhos Azuis São Ciúmes
La Bamba
O Cravo
El Gato Correntino
Valsugana
El Condor Pasa
Na Bahia Tem
Jugenlust
Amo-te Muito
Despedida

Fonte: Estes dois LPs, postais, e outros, sobre Ijuí, estão a venda na internet, no Mercado Livre. Disponível em: http://lista.mercadolivre.com.br/iju%C3%AD

quinta-feira, 17 de março de 2011

Igreja Adventista presente em Ijuí há muitos anos!

Os primeiros anos - em 1955

Texto publicado no "Guia Publicitário e Histórico de Ijuí e Panambi - 1955/56", organizado por Fraiem Cotliarenco Editora, de Porto Alegre, RS.
Moderno e atual Templo na rua Ernesto Álves e no lado direito a Escola Adventista
  
Campanha “Quebrando o Silêncio”!

No dia 30 de agosto a Igreja Adventista de Ijuí realizou uma campanha denominada  "Quebrando o Silêncio", a qual levou centenas de pessoas  à Praça da República.
O Movimento mobilizou crianças, jovens e adultos em prol da conscientização sobre a importância denunciar diferentes tipos de violência. A Imprensa ijuiense deu amplo destaque. O jornal da manhã publicou uma reportagem:
Jornal da Manhã de Ijuí, 31/08/2010, destacou a iniciativa da Igreja Adventista
       O Portal “Ijuhy.Com” também fez o registro fotográfico do evento, o qual está disponível em: http://www.ijuhy.com/noticia-ler.php?id=19493

quarta-feira, 16 de março de 2011

Recepção do Cel. Antônio Soares de Barros - o Cel Dico - vindo de Porto Alegre, em 1910. Mas afinal, qual seria o contexto sócio-político de Ijuí, e do próprio Cel. Dico, que estaria atrás desta foto?

A recepção aconteceu na rua do Comércio (chão de terra) próxima do prédio onde funcionava a Intendência da Vila de Ijuhy,  esquina com a rua Benjamin Constant. As casas que aparecem na foto abaixo do prédio principal já não existem mais.
O local é o mesmo da recepção ao Cel. Dico em 1919, mas  o tempo passou e hoje a rua do Comércio está asfaltada e o antigo prédio que se destacava na foto de cima não funciona mais como sede política administrativa do município. Anos mais tarde, tendo já o Cel. Dico como Prefeito, o mesmo construiu um novo e belo edifício para ser a sede do Município, ou seja, o atual e majestoso  prédio onde hoje está Prefeitura Municipal de Ijuí, de frente para a rua Benjamin Constant. Assim, o prédio da esquina teve outras funções. Foi usado por muitos anos como sede da Comarca e Fórum de Ijuí. Nos tempos mais modernos, serviu como sede da Secretaria de Obras do Município. Atualmente, continua servindo como local de alguns serviços e escritórios da Administração Municipal.
Portanto, qual seria o contexto sócio-político de Ijuí que estaria por trás da foto tirada  no ano de 1910?

Uma interpretação:  Os primeiros passos da carreira política do Cel. Dico e a construção do projeto de emancipação política/administrativa de Ijuí.

O primeiro destaque a se fazer é que, ainda, naquele ano não existia a estrada de ferro ligando a então Colônia de Ijuhy e a sede do município em Cruz Alta. A estrada já estava sendo construída. As obras iniciaram em 1906, graças à iniciativa de alguns colonizadores, que preocupados com a falta de transportes, resolveram reivindicar o ramal, que seria mais tarde o “elo” de ligação entre os municípios de Cruz Alta e Santa Rosa, além de beneficiar as cidades de Ijuí e Santo Ângelo. A ligação até Ijuhy somente foi inaugurada, no ano seguinte, no dia 11 de outubro de 1911.
Portanto, para se fazer essa viagem de uma forma mais confortável, o Cel. Antonio Soares de Barros  precisou, inicialmente, ir até Cruz Alta, então sede do município, para pegar o trem até Porto Alegre, capital. Nesse deslocamento de Ijuí a Cruz Alta (cerca de 50 km) se levava alguns dias a pé, a cavalo ou de carroça, por trilhas. 
A foto é da Estação férrea de Cruz Alta, por volta de 1910, de onde o  Cel. Dico embarcou à Porto Alegre. Foto disponível em: http://ronaldofotografia.blogspot.com/2011/01/estacao-ferrea-de-cruz-alta-1914.html

    Chegando em  Cruz Alta ele teria, ainda, mais algumas longas horas/dias de trem (Maria Fumaça) até  Porto Alegre, passando por Santa Maria.

Eis o prédio da Viação Férrea de Santa Maria que foi construído em 1885. Na década de 20, recebia gado. A foto mostra lotes de animais procedentes de diferentes fazendas gaúchas, aguardando para serem transportados para o local da Exposição Agropecuária-Industrial (no antigo Prado), inaugurada em 24 de maio de 1914, para os festejos do Centenário de Santa Maria. Por ela, Antonio Soares de Barros também passou. Foto disponível em: http://santamaria-rs-brasil.blogspot.com/2009/08/estacao-ferroviaria.html

Na volta de Porto Alegre para Ijuí o trajeto e a duração  da viagem praticamente foram o mesmo tempo. Ida e volta demorou uma semana ou mais tempo.

Antiga Estação Ferroviária da VFRGS, em Porto Alegre, construída por volta de 1910. Foto disponível em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=47477731
          
Assim, na conclusão desta maratona  tinha que se fazer realmente  uma grande festa, pois tal empreendimento não era tão barato e trazia um desgaste físico bastante grande.
Na verdade,  entendemos,  que essa viagem teve um caráter político/comercial. Uma vez que somando-se ao fato que o Cel. Dico já era o mais forte comerciante da Vila, em ascensão política, paralelamente com seu irmão Salatiel Soares de Barros, em Cruz Alta; e ambos de alguma forma grandes investidores na construção da Ferrovia, logo a nossa conclusão é que certamente o Cel. Dico teria ido à capital do Estado para tratar de negócios, em especial sobre o andamento das obras de construção da ferrovia. E, talvez ainda, a possível elevação da Vila ao “status” de Município, o que o tornaria independente de forma político/administrativa de Cruz Alta, o que de fato  aconteceu  um pouco mais tarde, isto é, no dia 31 de janeiro de 1912.
Igualmente, nessa viagem,  e em outras, ele foi “costurando” algumas negociações políticas que o levaria a ser o substituto natural quando da saída do primeiro Intendente nomeado da cidade de Ijuí, Engenheiro Augusto Pestana, o que aconteceu seis meses após ter assumido o cargo, ou seja no dia 11 de julho de 1012.
 Imediatamente o Cel. Antonio Soares de Barros foi nomeado  pelo Presidente (Governador) do Estado do Rio Grande do Sul  como Intendente provisório até o dia 30 de dezembro de 1912, e depois como intendente eleito por duas  administrações, até o dia 03 de janeiro de 1938.
 Luis Carlos Ávila - Bagé

terça-feira, 15 de março de 2011

Atividade agrícola no município de Ijuí em 1970

Colheita de trigo em lavoura corrigida no município de Ijuí - em 1970

Reprodução de matéria publicada no jornal Correio Serrano de Ijuí, RS, no dia 19/10/1970

domingo, 13 de março de 2011

Aeroclube de Ijuí fazendo parte da história da aviação de Ijuí desde 1940

O banho de óleo é tradicional. É dado quando o aluno faz seu primeiro vôo sozinho. Na foto, os primeiros batizados: Ivo Rasia, Alberi Gamara, Ricardo Schmidt e o instrutor Rui Klohn, ao alto.

Reprodução de matéria publicada no Jornal da Manhã, no dia 19/10/1973. A foto em separado, publicada acima faz parte da página original. Somente foi separada para melhor edição e visualização.
Imagem do Google Earth mostrando a distância e localização do Aeroporto de Ijuí João Baptista Bös Filho e também da sede do Aeroclube de Ijuí em relação a cidade de Ijuí, RS.

Outra imagem do Google Earth agora para mostrar uma visão área/por satélite do Aeroporto de Ijuí João Baptista Bös Filho e também da sede do Aeroclube de Ijuí.
O aeroporto possui uma pista asfaltada de 1500 metros de comprimento possibilitando o acesso de aviões Bandeirantes e outros de pequeno porte. Existe um projeto de expansão da pista asfaltada para 2000 metros de extensão.
O aeroclube de Ijuí presta serviço de táxi aéreo.  Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Iju%C3%AD
O jornalista e historiador Ademar Campos Bindé também já abordou em sua página de "História" no Jornal "O Repórter" de Ijuí, no dia 12/12/2009, página 10,  a história do Aeroclube de Ijuí e "... as emoções de voar". 

Nos  dias 28 e 29 de abril de 2009, o Aeroclube de Ijuí realizou a 2ª Festa Aerodesportiva de Ijuí  no aeroporto de Ijuí João Baptista Bös Filho, com a participação de aeronaves de diversas cidades do estado e também da Associação Colméia de Aeromodelismo com toda sua esquadrilha. Fonte: Blog  “Aeromodelismo – restauração e montagens”. Disponível em: http://aerorestaurado.blogspot.com/2009/03/aeroclube-de-ijui-realiza-uma-grande.html


PARA AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS:

EXISTE TAMBÉM EM IJUÍ Associação Colméia de Aeromodelismo de IJUÍ/RS. 

 Ela possue um Blog que traz fotos e notícias da Associação, que sua sede localizada  no Povoado Santana - Ijuí/RS (a 1 km da RS 155). Contatos: (55) 8401-2525; (55) 8401-2525 (c/Lucas Fagundes).