sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Conhecendo um pouco mais de perto alguns cemitérios de Ijuí...! Distrito do Alto da União - Parte 5

A nossa visita aos cemitérios de Ijuí – e neste caso no Distrito de Alto da União - tem como foco principal a exploração do patrimônio artístico e arquitetônico.
Um outro motivo que move nossa visita cemiterial é a busca de personalidades, que mesmo depois de mortas continuam sendo veneradas (até mais do que quando estavam vivas). Os cemitérios estão comumente associados aos sentimentos de tristeza e medo, tal concepção errônea vem sendo cada vez mais reforçada através do cinema com os filmes de terror. Este preconceito em relação aos cemitérios resulta no afastamento das pessoas e o abandono torna o ambiente mais propício às práticas de vandalismo, colocando em risco verdadeiras obras artísticas e uma diversidade de itens históricos.
Os cemitérios carregam valores associados aos bens materiais e imateriais. No que diz respeito aos bens materiais, três valores patrimoniais podem se manifestar:
- Valor de caráter ambiental ou urbano: Os cemitérios muitas vezes são construídos em locais que se tornam núcleos históricos das cidades e o espaço aberto onde estão localizados preservam suas áreas verdes.
- Valor artístico: Os cemitérios possuem valor artístico devido à riqueza da arquitetura tumular de função ornamental. Os cemitérios geralmente abrigam obras de arte riquíssimas, de artistas renomados ou não.
- Valor histórico: Nos cemitérios se encontram os restos mortais de pessoas que contribuíram de alguma forma para a história. As lápides são como documentos históricos, pois registram dados importantes, como datas e nomes. A visitação aos túmulos de personalidades são atualmente o principal atrativo que leva à visitação dos cemitérios por turistas.
Os valores imateriais, por sua vez, são associados à crença e ao culto popular. Desde os tempos mais remotos, quando os homens ainda eram todos nômades, os mortos foram os primeiros a ter uma morada permanente, tornando evidente o respeito dos homens pelos mortos.
Fonte: Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_cemiterial













Nenhum comentário:

Postar um comentário