sábado, 28 de abril de 2018

NOVAS FOTOS e VÍDEOS do velho casarão do final da rua 20 de Setembro... Residência da família do empresário João Baptista Bos Filho, construída no início do século passado... Parte III




2 comentários:

  1. Tenho 80 anos e sou neto de João Baptista Bós Fº e filho de Ondina Bós Sanfelice, hoje com 101 anos e boa saúde. João Baptista construiu esse ex-palacete em 1920 onde morou seu irmão Otávio Bós, morto em trágico acidente da VARIG em 1942. Ao longo dos anos, tragédias marcaram as vida das famílias que ali moraram. No enorme sótão com sacada, salão e 3 dormitórios grandes, um sobrinho do tio Otávio, pouco depois, cometeu suicídio. Por volta de 1953 o médico Dr.Orlando Dias Atahyde comprou da viúva do tio Otávio, e sua família veio a morar ali até 1959. Eu mesmo, recém casado e sem filhos, mudando de PAlegre para Ijui, moramos a Lena e eu nessa enormidade de casarão até meados de 62. Em 1962 o empresário Luiz Bonamigo comprou e ali veio morar. Sem que tenha passado muito tempo um triste acontecimento e enorme tragédia, que emocionou toda cidade, aconteceu no jardim dessa casa quando Luiz Bonamigo e sua filha morrem eletrocutados no chão molhado por que um fio de alta tensão da rua rebentou e caiu dentro do terreno. Depois disso a tristeza ali se instalou...e os anos passaram e agora (2019) em rápido processo de deterioração, aguarda o destino que lhe darão, guardando dentro si, certamente, muitos momentos felizes mas a amarga tristeza de acontecimentos trágicos. (10.03.2019-Porto Alegre)

    ResponderExcluir
  2. No meu comentário acima devo corrigir o nome do empresário que comprou a casa do Dr. Athayde: é Irineu Bonamigo e não Luiz. Devo adiconar também que o casarão foi restaurado pela família Bonamigo no correr de 2018 e está agora com o aspecto imponente que teve no passado.

    ResponderExcluir