domingo, 5 de fevereiro de 2017

Jornal político "Sentinela", única edição, lançado por um grupo da ARENA (chapa 1), em plena eleição municipal de 1972, em Ijuí. Estopim da queda, crise e desintegração do jornal Correio Serrano.... O mesmo grupo irá criar e lançar em maio de 1973, o Jornal da Manhã...

     Como resultado da vitória da ARENA (chapa 1), nas eleições de 1972, irá ser criado e lançado no dia 1o. de maio de 1973, o JORNAL DA MANHÃ, o qual com o passar dos anos irá tomar o lugar do tradicional Correio Serrano, fechado nos anos 80....
    O fato é que a imparcialidade e tradição do jornal Correio Serrano se perdeu e acabou sendo usado e manipulado em favor da candidatura do jornalista Claude Nahor Wondracek - que trabalhava no Jornal Correio Serrano - e era candidato a vice-prefeito de Walter Müller pela chapa 2 da ARENA, em contraposição a chapa 1com a candidatura a prefeito de Emídio Perondi e Wilson Mânica (como vice-prefeito). Uma série de acusações na imprensa local e nos comícios causou uma grande e acirrada luta política.... entre os candidatos das duas chapas da Arena contra o MDB, que tinha Aldo P. de Azambuja como candidato a Prefeito e Serafim R. Pasche a vice-prefeito.
     No final a vitória foi de Emídio Perondi para prefeito e Wilson Mânica para vice-prefeito, com 6.790 votos. A dupla Walter Müller e Claude Wondracek fez apenas 4.992 votos. E o MDB, com Aldo P. Azambuja e Serafin R. Pasche fez apenas 1.242 votos.
     Uma das conseqüências de todo esse processo foi a criação e o lançamento no dia 1o de maio de 1973, do Jornal da Manhã de Ijuí, (iniciativa de empresários e políticos partidários da chapa ARENA 1 que com a vitória nas eleições estavam fortalecidos na política local e a frente da Administração Municipal do município de Ijuí), em concorrência ao jornal Correio Serrano, até então o único jornal da cidade.


- PARA SABER MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES DE 1972, ver a postagem do resultado do pleito de 1972, no Blog do professor José Augusto Fiorin: http://professorfiorin.blogspot.com.br/…/ijui-e-as-eleicoes…
Luis Carlos Ávila - Bagé 




Postar um comentário