quinta-feira, 12 de março de 2015

Imagens exclusivas da Ponte Ferroviária sobre o rio Ijuí, no Distrito do Itaí, concluída em 1914 - e hoje praticamente abandonada/sem manutenção e muito pouco usada pelos trens...!


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A FOTO DA PONTE PUBLICADA ACIMA: Nesta coluna é publicado a imagem de uma ponte ferroviária em construção e uma legenda informando ser a do Distrito do Itaí. INFELIZMENTE ESSA INFORMAÇÃO ESTÁ ERRADA. ESSA IMAGEM NÃO FOI FEITA NO ITAÍ, e sim em outro lugar. A maior prova disso é a margem do terreno. No Itaí não existe margens altas nas laterais do rio Ijuí, em especial onde foi construída a ponte. Esta foto foi publicada pela primeira vez na capa de um encarte especial do Jornal da Manhã de Ijuí, no dia 19/10/1994, para ilustrar o centenário da construção da estrada de ferro entre Cruz Alta/Ijuí.

Foto usada aqui apenas para ilustrar como era construída a estrada de ferro. Todo serviço era praticamente braçal, usando pá, picareta e muita força muscular. Esse mesmo Batalhão Ferroviário que construíu a estrada em São Luiz Gonzaga também construíu o trecho inicial de Cruz Alta/Ijuí em 1911/Santo Ângelo/Santa Rosa/ para então chegar em 1940 em São Luiz Gonzaga...

Placa presa na ponte ferroviária no Itaí indicando a procedência da estrutura metálica usada, ou seja, foi importada da Europa pela Bromberg & Cia de Porto Alegre. A mesma que forneceu também as turbinas e outros motores para a Usina Velha de Ijuí...
Alguns parafusos, rebites, pregos de trilho e outros materiais usados na ferrovia. Devem ter cerca de 100 anos de idade e com o passar do tempo se soltaram dos trilhos ou cairam da ponte. Foram coletados junto a ponte. Acervo do Blog "Ijuí - RS - Memória Virtual".
Essa é a visão inicial quando se aproxima da área onde está localizada a ponte..











































Postar um comentário