sábado, 7 de fevereiro de 2015

Alarico Stumm (grande pecuarista e madereiro nas décadas de 30-70) e sua Fazenda "São José" no Distrito de Alto da União, interior do município de Ijuí - Fotos exclusivas e inéditas na história de Ijuí!




Alarico Stumm

   Inicialmente precisamos dizer que não temos em mãos, ou não encontramos abertamente muitas informações sobre a pessoa de José Alarico Stumm e sua família. O que temos e conseguimos são fragmentos extraídos da internet, do livro "Alto da União e sua História", escrito pelo historiador Danilo Lazarotto, e conversas pessoais com moradores do Distrito de Alto da União, interior do município de Ijuí. Lamentamos que pessoalmente não temos tempo e condições de nos aprofundar num levantamento biográfico mais completo sobre ele. Cremos que deva existir muito material a ser pesquisado e revelado no Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP de Ijuí.
    - Por outro lado, encontramos na internet, no Portal Ijuí. Com (http://www.ijui.com/social/53782-xi-encontro-da-familia-stumm-sera-realizado-em-bozano.html) a informação de que no dia 12 de outubro de 2013, foi realizado no Rincão das Figueiras, interior do município de  Dr. Bozano, RS, o XI Encontro da Família Stumm. Ou seja, reuniu os descendentes de Henrique e Ermelinda Bós Stumm, progenitores de uma grande família, entre eles de José Alarico Stumm, e mais sete irmãos e irmãs.
    A notícia registra também que a família sempre desenvolveu atividades ligadas ao ramo madeireiro, e estabeleceram-se na região noroeste do Estado.
 "Durante o Encontro no Rincão das Figueiras, (onde nasceu a maioria dos descendentes da família e também onde os patriarcas Henrique e Emerlinda Stumm estão sepultados), foram desenvolvidas diversas atividades,  entre elas o plantio de uma figueira, a colocação de uma urna com dados dos presentes no evento, bem como houve ainda a  inauguração de uma via pública (na cidade de Dr. Bozano) com o nome do patriarca da família". Além dessa nota publicada no Portal, não encontramos outra notícia posterior de como transcorreu o evento familiar.
      
A Fazenda São José... 

Distante da sede do município de Ijuí 15/20 Km. Nas margens da estrada de ferro que liga Cruz Alta/Ijuí e da estrada velha que ia de Ijuí para Cruz Alta.
 
Imagens áreas e atuais (2014) a partir do Google Earth para dar uma idéia da dimensão das terras e da propriedade de José Alarico Stum. Há de se considerar ainda que provavelmente na época haveria uma grande de mata nativa, a qual hoje foi tirada para dar lugar as plantações de soja e trigo... ou a pecuária...

  A Fazenda São José, antiga propriedade de José Alarico Stumm está localizada a 15 km do centro da cidade de Ijuí e tem acesso pela RS-342, (Ijuí - Cruz Alta), no Distrito de Alto da União. Tinha na época cerca de 290 hectares de área junto à natureza, possuindo um local com mata nativa. 

     Danilo Lazzarotto em seu livro "Alto da União e sua História", editado pela Livraria UNIJUÍ Editora, em 1986, dentro da Série Cadernos do Museu, nos informa na página 22 que "(...) a partir de 1938, Alarico Stumm começou a trabalhar com dormentes e lenha. O sr. Ervino Hermann foi comissário dele também. 'Eu entregava daqui, até Faxinal - onde havia uma pequena estação e parada do trem que vinha ou ia para Ijuí ou Cruz Alta - de 1000 a 1100 m3 de lenha por mês'. E Alarico Stumm informa: 'Só do Alto da União e arredores, entre trabalhadores diretos e indiretos, tinha sempre de 100 a 200 homens trabalhando para mim; cortavam lenha para meus fornecedores. Isso por volta de 1940".

   Nos anos 80-90, a Fazenda chegou a ser aberta para a prática do turismo rural, mas mais tarde, com a venda da mesma para outra família, tal oferta e oportunidade foi extinta.


 Imagem inédita do grande madeiro Alarico Stumm...

     Desde criança pessoalmente já ouvia falar do madereiro Alarico, e sempre tinha muita curiosidade em ao menos ver uma foto pessoal do sr. Alarico (e de sua grande propriedade). Por muitos anos - em minhas pesquisas procurei - mas é praticamente inexistente encontrar alguma imagem do fazendeiro (ao menos publicadas na imprensa de Ijuí, em especial no jornal Correio Serrano ou outras publicações históricas da cidade). Por obra de Deus e por acaso - no ano passado - encontramos uma foto na internet (num site de genealogia) onde aparece a única foto que temos conhecimento de sua pessoa. 


O contexto e momento da foto é outro, mas nos proporcionou a oportunidade de termos um visual e perfil físico de sua pessoa. Na mesma ele aparece conversando com o jornalista e proprietário do jornal Correio Serrano Ulrich Löw. O contexto onde a foto foi batida é na área rural, e nos dá a entender que é na propriedade e fazenda do sr. Alarico Stumm, em Alto da União.

 Fotos externas da sede da Fazenda São José e residência de Alarico Stumm e sua família...

   As fotos externas da residência do grande madeireiro, pecuarista e comerciante de Ijuí conseguimos fazer no ano de 2012, (sem planejar ou esperar esse presente num sábado a tarde, muito quente em Alto da União) o que para nós e para a história de Ijuí significam uma grande conquista obter essas imagens. Nos dias de hoje a propriedade não pertence mais a família Stumm, mas ainda preservam as características e formas do passado pomposo e grandioso, sinal de muita opulência e poder na região. 
EM TEMPO: (Pedimos a compreensão do leitor pelo fato que essa postagem no Blog ficou muito comprida, mas como eram muitas fotos e todas muito importante - uma seleção de mais de 60 - e não queríamos colocar em parte, optamos então em postar todas de uma só vez).




































Postar um comentário