sábado, 7 de fevereiro de 2015

Alarico Stumm (grande pecuarista e madereiro nas décadas de 30-70) e sua Fazenda "São José" no Distrito de Alto da União, interior do município de Ijuí - Fotos exclusivas e inéditas na história de Ijuí!




Alarico Stumm

   Inicialmente precisamos dizer que não temos em mãos, ou não encontramos abertamente muitas informações sobre a pessoa de José Alarico Stumm e sua família. O que temos e conseguimos são fragmentos extraídos da internet, do livro "Alto da União e sua História", escrito pelo historiador Danilo Lazarotto, e conversas pessoais com moradores do Distrito de Alto da União, interior do município de Ijuí. Lamentamos que pessoalmente não temos tempo e condições de nos aprofundar num levantamento biográfico mais completo sobre ele. Cremos que deva existir muito material a ser pesquisado e revelado no Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP de Ijuí.
    - Por outro lado, encontramos na internet, no Portal Ijuí. Com (http://www.ijui.com/social/53782-xi-encontro-da-familia-stumm-sera-realizado-em-bozano.html) a informação de que no dia 12 de outubro de 2013, foi realizado no Rincão das Figueiras, interior do município de  Dr. Bozano, RS, o XI Encontro da Família Stumm. Ou seja, reuniu os descendentes de Henrique e Ermelinda Bós Stumm, progenitores de uma grande família, entre eles de José Alarico Stumm, e mais sete irmãos e irmãs.
    A notícia registra também que a família sempre desenvolveu atividades ligadas ao ramo madeireiro, e estabeleceram-se na região noroeste do Estado.
 "Durante o Encontro no Rincão das Figueiras, (onde nasceu a maioria dos descendentes da família e também onde os patriarcas Henrique e Emerlinda Stumm estão sepultados), foram desenvolvidas diversas atividades,  entre elas o plantio de uma figueira, a colocação de uma urna com dados dos presentes no evento, bem como houve ainda a  inauguração de uma via pública (na cidade de Dr. Bozano) com o nome do patriarca da família". Além dessa nota publicada no Portal, não encontramos outra notícia posterior de como transcorreu o evento familiar.
      
A Fazenda São José... 

Distante da sede do município de Ijuí 15/20 Km. Nas margens da estrada de ferro que liga Cruz Alta/Ijuí e da estrada velha que ia de Ijuí para Cruz Alta.
 
Imagens áreas e atuais (2014) a partir do Google Earth para dar uma idéia da dimensão das terras e da propriedade de José Alarico Stum. Há de se considerar ainda que provavelmente na época haveria uma grande de mata nativa, a qual hoje foi tirada para dar lugar as plantações de soja e trigo... ou a pecuária...

  A Fazenda São José, antiga propriedade de José Alarico Stumm está localizada a 15 km do centro da cidade de Ijuí e tem acesso pela RS-342, (Ijuí - Cruz Alta), no Distrito de Alto da União. Tinha na época cerca de 290 hectares de área junto à natureza, possuindo um local com mata nativa. 

     Danilo Lazzarotto em seu livro "Alto da União e sua História", editado pela Livraria UNIJUÍ Editora, em 1986, dentro da Série Cadernos do Museu, nos informa na página 22 que "(...) a partir de 1938, Alarico Stumm começou a trabalhar com dormentes e lenha. O sr. Ervino Hermann foi comissário dele também. 'Eu entregava daqui, até Faxinal - onde havia uma pequena estação e parada do trem que vinha ou ia para Ijuí ou Cruz Alta - de 1000 a 1100 m3 de lenha por mês'. E Alarico Stumm informa: 'Só do Alto da União e arredores, entre trabalhadores diretos e indiretos, tinha sempre de 100 a 200 homens trabalhando para mim; cortavam lenha para meus fornecedores. Isso por volta de 1940".

   Nos anos 80-90, a Fazenda chegou a ser aberta para a prática do turismo rural, mas mais tarde, com a venda da mesma para outra família, tal oferta e oportunidade foi extinta.


 Imagem inédita do grande madeiro Alarico Stumm...

     Desde criança pessoalmente já ouvia falar do madereiro Alarico, e sempre tinha muita curiosidade em ao menos ver uma foto pessoal do sr. Alarico (e de sua grande propriedade). Por muitos anos - em minhas pesquisas procurei - mas é praticamente inexistente encontrar alguma imagem do fazendeiro (ao menos publicadas na imprensa de Ijuí, em especial no jornal Correio Serrano ou outras publicações históricas da cidade). Por obra de Deus e por acaso - no ano passado - encontramos uma foto na internet (num site de genealogia) onde aparece a única foto que temos conhecimento de sua pessoa. 


O contexto e momento da foto é outro, mas nos proporcionou a oportunidade de termos um visual e perfil físico de sua pessoa. Na mesma ele aparece conversando com o jornalista e proprietário do jornal Correio Serrano Ulrich Löw. O contexto onde a foto foi batida é na área rural, e nos dá a entender que é na propriedade e fazenda do sr. Alarico Stumm, em Alto da União.

 Fotos externas da sede da Fazenda São José e residência de Alarico Stumm e sua família...

   As fotos externas da residência do grande madeireiro, pecuarista e comerciante de Ijuí conseguimos fazer no ano de 2012, (sem planejar ou esperar esse presente num sábado a tarde, muito quente em Alto da União) o que para nós e para a história de Ijuí significam uma grande conquista obter essas imagens. Nos dias de hoje a propriedade não pertence mais a família Stumm, mas ainda preservam as características e formas do passado pomposo e grandioso, sinal de muita opulência e poder na região. 
EM TEMPO: (Pedimos a compreensão do leitor pelo fato que essa postagem no Blog ficou muito comprida, mas como eram muitas fotos e todas muito importante - uma seleção de mais de 60 - e não queríamos colocar em parte, optamos então em postar todas de uma só vez).




































2 comentários:

  1. Sou sobrinha neta do Alarico. O conheci, mas não teria muito a acrescentar, pois como era criança não disponho de maiores informações. No entanto, meus tios, sobretudo o mais velho dos vivos poderia lhe ajudar. Senão, uma das irmãs do tio segue viva, lúcida e mora em Ijui.
    Cordialmente, Carla Orlandina Sanfelici
    cosanfelici@yahoo.fr

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma das que morou nessa fazenda nos anos60 foi onde passei minha pré adolescência!
    Fui muito feliz e o seu Alarico e a dona Nair eram pessoas muito boas, simples e caridosos, minha avó era viúva e cozinhava pros peãos, eu sempre que podia ia pra lá as vezes de trem ou com o seu Alarico, eu morava com meus pais em Ijui, hoje voltei no tempo me perdi nas memórias chorei de saudade da minha vizinha e de tudo que vivi daquela fazenda que tanto amei.
    Quero te agradecer por tão caras recordações que hoje vivi.
    Seu Alarico foi muito querido por todos que trabalhavam pra ele, tinha muita fartura e alegrias nos finais de semana, sabe a casa foi mudada algumas coisas mas pelo vi continua com sua essência, o sino que eu tocava pra chamar os peãos e o mesmo so mudou de lugar, nós ficávamos na casa do refeitório era enorme as mesas eram com bancos compridos tinha duas, depois a parte que minha vós morava era muito aconchegante, tinha uma lareira linda que eu sentava na frente pra se esquentar lá era muito frio. Bem eu até poderia escrever um livro com as histórias que ouvi e vivi la mas hoje só agradeço você que postou tudo isso.
    Fazenda São José a minha saudade.

    ResponderExcluir