terça-feira, 3 de junho de 2014

Familiares de Luis Carlos Prestes visitam a cidade de Ijuí - parte IV

Em visita ao município, Família Prestes reúne-se com Executivo ijuiense


     Em 2015 a Coluna Prestes completará 90 anos. Em referência ao período, o Instituto Histórico de São Luiz Gonzaga organiza uma programação especial sobre o movimento. Em visita ao município, a família Prestes se reuniu, na tarde de segunda-feira, dia 02 de junho de 2014, com o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Sergio Correa, e o presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Agostinho Berlesi.
    Na oportunidade, os filhos de Luis Carlos Prestes, Marina Prestes e Luís Carlos Prestes Filho, juntamente com a esposa do líder, Maria Prestes, agradeceram a oportunidade do encontro. De acordo com Marina, a família está realizando visitas em vários municípios. O objetivo é divulgar as ações que serão realizadas no mês de outubro, em alusão aos 90 anos do movimento. Como filho de um grande líder, Prestes Filho afirmou sentir-se na obrigação de disseminar a história de um período que marcou o país. Segundo ele, “como fundador da Coluna, meu pai morreu aos 90 anos como presidente de honra do PDT. Saber que sempre defendeu os princípios da população é um motivo de orgulho para todos nós”.
    O intuito da visita foi buscar apoio para a realização de atividades referentes aos 90 anos do movimento. De acordo com o chefe do Executivo, Fioravante Ballin, ações serão inseridas no município, em alusão à Coluna Prestes. “Reconhecemos a importância deste período para a região. Um ato tão significativo como este não pode ser esquecido. Temos que transmitir conhecimento para a comunidade, com a finalidade de integrar a população no contexto histórico do período”, salientou.
     Na oportunidade a esposa do líder destacou que teve a oportunidade de viver 40 anos ao lado de Luís Carlos Prestes. Segundo Maria, “é importante a juventude conhecer os verdadeiros heróis da história. Temos que nos unir para desenvolver um trabalho sério e objetivo. Evidenciar nossos princípio e destacar as lutas de nossos antepassados é uma forma de lutarmos por um país melhor”.
     De acordo com Maria, no dia 8 de junho, no Rio de Janeiro, acontecerá o lançamento de um livro que referencia a Coluna Prestes. A obra “O Jaguncinho” é direcionada ao público infantil e conta a história de um menino que acompanhou toda trajetória de Luis Carlos Prestes.

O que foi a Coluna Prestes

      A Coluna Prestes foi uma ação política, liderada por militares, contrária ao governo da República Velha. O movimento aconteceu entre os anos de 1925 e 1927. A principal causa foi a insatisfação de parte da classe tenentista com a forma que o Brasil era governado na década de 1920. O ato recebeu este nome, pois um dos líderes foi o capitão Luís Carlos Prestes.
Fonte: Texto e foto divulgados pelo Gabinete de imprensa da Prefeitura Municipal de Ijuí: http://www.ijui.rs.gov.br/noticia/index/23289



Para saber mais sobre a Coluna Prestes e a história de Ijuí veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário