sexta-feira, 5 de julho de 2013

Município de Bozano - ex-Distrito de Ijuí



Histórico

A história do município de Bozano envolve-se diretamente com o desenvolvimento dos três distritos do município de Ijuí que lhe deram origem: Bozano, Salto e Santa Lúcia. Esta história começa com a colonização italiana do final do século XIX e início do século XX, como parte do processo de formação das chamadas colônias novas.
Inicialmente a localidade chamava-se Faxinal ou Picada Faxinal. 
A localidade servia como ponto de passagem pois ligava o norte do Estado à estação ferroviária de Faxinal, implantada em 1910. Esse aspecto propiciou o desenvolvimento de uma série de estabelecimentos comerciais e industriais.
No ano de 1922, a região contava com mais de 90 alambiques, além de cantinas que produziam vinho, moinhos, salamaria e ferrarias. Dentro das várias atividades industriais, destacava-se a produção de aguardente, com boa oferta de cana-de-açúcar enquanto matéria-prima. Também teve importância no desenvolvimento da região o cultivo de produtos agrícolas e a criação de animais, além da cultura de erva-mate. Ao passar dos tempos, com processo de urbanização do município, especialmente com advento da modernização da agricultura, a maioria desses estabelecimentos foram desaparecendo.

ATUALIDADE


      Atualmente a base da economia é a agropecuária, onde a estrutura fundiária se caracteriza por pequenos estabelecimentos que utilizam a força do trabalho familiar, com a utilização de técnicas produtivas avançadas, o que viabiliza novos projetos nesta área. Outro fator muito importante é a produção leiteira. No município destaca-se uma indústria ervateira em larga escala, 2 postos de combustíveis e 1 fábrica de vestuário. 
     Em infra-estrutura e Serviços Públicos existem telefonia, abastecimento de água, estradas encascalhadas, posto de saúde, 2 escolas municipais e 2 estaduais; iluminação pública, calçamento de ruas, correio e segurança pública.
Na área do lazer o futebol e a bocha; área de camping com completa infra-estrutura, piscinas, cabanas, campo de futebol e voleibol. Na localidade de Rincão dos Letos existe uma área de camping com toda a infra-estrutura necessária para o lazer, pertencente à Igreja Batista, que promove grandes eventos, com grande participação de público, vindos de outras regiões e de até de outros países.
Cascata das Andorinhas no rio Potiribú - município de Bozano, RS
  O município de Bozano tem como hidrografia os rios Ijuí, Potiribú e Caxambu. Como ponto turístico no Rio Potiribú há Cascata das Andorinhas localizada na linha 10 e no Rio Caxambú, um recurso natural a Cascata Caxambú, com área de camping, localizada na localidade São Valentim. Na sede do município existe uma reserva ecológica com uma área verde de cerca de 10 hectares. 
Cascata do rio Caxambú, município de Bozano, RS
 No ano de 2002, o município formou 2 grupos de dança, infantil e juvenil. Um CTG também foi organizado na cidade, o qual recebeu o nome de “Passo do Bozano”. 
O município está localizado na região noroeste do estado, interligado a Ijuí e Panambí pela BR-285, importante rodovia que liga o Brasil com os países do Mercosul.

NOME DO MUNICÍPIO

Cidade de Bozano - RS
          A origem do nome do distrito de Dr. Bozano, está ligada à revolta tenentista do início da década de 20, que se caracterizou pela insatisfação da jovem oficialidade do exército com a corrupção e incapacidade dos políticos tradicionais. Júlio Raphael Aragão Bozano faz parte dessa história como um combatente das forças revolucionárias de Luís Carlos Prestes.
      Bozano, que fez parte do desenrolar dos fatos, foi morto em emboscada com um tiro, em 30 de dezembro de 1924, no interior do município de Ijuí, localidade chamada “Passo da Cruz”, rio Conceição, atualmente Distrito do Barreiro.

Gentílico: bozanense

Formação Administrativa

    O Distrito criado com a denominação de Doutor Aragão Bozano, por ato municipal nº 411, de 11-02-1925, inicialmente estava subordinado ao município de Ijuí.
     Em nova divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Doutor Aragão Bozano permanece no município de Ijuí.
    Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o distrito de Doutor Aragão Bozano passou a denominar-se Doutor Bozano e figura com simples zona do distrito de Ijuí, pertence ao município de Ijuí.
  No período dos anos de 1944-1948, Doutor Bozano continua figurando como 2º subdistrito do distrito Sede do município de Ijuí, conforme o artigo 18 das disposições transitórias da lei orgânica de 20-03-1948, subordinado ao município de Ijuí.
   No dia 05 de janeiro de 1956 a localidade de Doutor Bozano passou a categoria de Distrito do Município de Ijuí através da Lei Municipal nº 374. Na divisão territorial datada de 1/07/1960, o Distrito permanece no município de Ijuí. 
     A partir do início da década de 90 iniciaram-se as mobilizações que culminaram com a emancipação (datada em 1995) do Distrito de Doutor Bozano para categoria de município passando a ser denominado município de Bozano,  o qual elegeu seu 1º prefeito em 03 de outubro de 2000.
    O Distrito foi elevado à categoria de município com a denominação de Bozano, pela lei estadual nº 10741, de 16-04-1996, desmembrado de Ijuí.
       Na divisão territorial (com Ijuí) datada de 01/01/2001, o município passa a ser constituído de 2 distritos: Bozano e Salto. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Atualmente a área emancipada compreende os Distritos de: Salto, Santa Lúcia , mais as localidades de São Valentim, Rincão da Lage, São Miguel, Saltinho, Boa Esperança, Rincão dos Letos e Linha 10 Leste. O município tem uma extensão de 203,5 km² e 2.661 habitantes. 
Fontes de pesquisa: Site da Confederação Nacional de Municípios – CNM, disponível em: http://www.relvado.rs.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=4462

Nenhum comentário:

Postar um comentário