segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP reúne ferroviários na busca pela história e documentos sobre a Viação Férrea de Ijuí - em 2011 ela completa 100 anos de existência

Comissão organizadora da exposição e comemorações  dos 100 anos da Viação Férrea em Ijuí reunida nas dependências do MADP
Resgatar a história dos cem anos da vai férrea é principal objetivo do projeto “Memória Ferroviária em Ijuí”. O projeto prevê a realização de uma exposição sobre os 100 anos da viação férrea em Ijuí que permitirá um diálogo com o público envolvido de modo a socializar os resultados e promover o debate sobre a importância do patrimônio material e imaterial para a identidade local. 
A foto de 11 de outubro de 1911 mostra a festa de inauguração da via férrea e da Estação Ferroviária de Ijuhy, como se escrevia à época, e que nesse ano completa 100 anos de existência. Foto: Coleção Beck - Museu Antropológico Diretor Pestana.
Para preparar a exposição, que está programada para acontecer de 10 de outubro a 23 de dezembro, no Museu Antropológico Diretor Pestana, foi realizada uma reunião com os trabalhadores ferroviários, familiares e usuários. A intenção é de colher relatos do cotidiano do trabalho na ferrovia e coletar materiais representativos da história ferroviária no município. Foi formada uma comissão composta pela diretora do Museu, Stela Zambiazi Oliveira; presidente da Associação de Amigos do Museu, Josei Fernandes e representantes dos ferroviários, sendo que a primeira ação será de agendar uma audiência com o prefeito municipal, Fioravante Ballin, para reforçar a necessidade do envolvimento do poder público nos festejos do centenário da Viação Férrea, principalmente diante da demanda da sociedade a respeito da realização de um passeio de trem e da preservação do patrimônio ferroviário local.
Ficou marcada uma mesa redonda para o dia 17 de setembro com ferroviários para registro da história ferroviária em Ijuí e para o dia 31 de outubro – Dia do Ferroviário – um encontro dos trabalhadores que atuaram na rede ferroviária regional.

Fonte da notícia: Site do MADP, disponível em: http://www1.unijui.edu.br/museu/destaques-museu
Postar um comentário