terça-feira, 7 de setembro de 2010

Presença dos moinhos na história de Ijuí - Moinho Gieseler

   Os Estudantes Charles Martin Ketzer (formando em História) e Italo Drago (pós-graduando em História) na UNIJUÍ, publicaram no dia 12 de maio de 2010, no Portal de notícias Ijuhy.com artigo que conta um pouco da história do Moinho Gieseler, um dos primeiros a se instalar em nosso município, em 1906. O mesmo foi construido por Luis Germano Gieseler, nas margens do rio Potiribu. Como o Portal IJUHY.COM foi desativado, encontramos o mesmo artigo no seguinte endereço: https://italodrago.wordpress.com/2010/05/17/o-moinho-gieseler/ 

   No presente artigo (que estava disponível no antigo Portal IJUHY.COM) os pesquisadores procuram também discutir a importância dos moinhos na construção da sociedade contemporânea. Também retratar o espaço dos moinhos na evolução do município de Ijuí. "Moinhos estes que construidos por Imigrantes nos primeiros tempos do povoamento da Antiga Colônia Ijuhy ajudaram na própria sobrevivência alimentar dos primeiros Imigrantes e posteriormente  ajudaram a alcançar o desenvolvimento econômico de Ijuí ". (Crédito da foto que ilustra nosso blog: Portal de notícias ijuhy.com).

UMA PEQUENA BIOGRAFIA DE LUIS GERMANO GIESELER:  Este pioneiro foi homenageado com a denominação de uma rua na cidade de Ijuí, a qual está localizada no bairro Hammarström. 
    Luis Germano Gieseler nasceu na Alemanha, no dia 27 de julho de 1870. Veio para o Brasil com  seis anos de idade, acompanhando seus pais, que vieram morar em Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul. Em 1889, chegava Gieseler em nosso município, se estabelecendo  na Linha 1 Leste, nas margens do rio Potiribu, onde construiu um moinho (que começou a funcionar em 1906). Paralelamente dedicava-se também a atividade agrícola. Foi suplente de Intendente, durante a administração do Cel. Dico. Membro da Comissão de administração e fundadora do  atual Colégio Evangélico Augusto Pestana - CEAP. Veio uma falecer em Ijuí, em 1954. (Fonte: Guia Biográfico das Ruas de Ijuí, Luis Carlos Ávila, 1982, página 96).

2 comentários:

  1. Olá gostaria que voces fisessem um antes e depois com fotos da Creche Casa Criança Feliz do Bairro LUIZ FOGLIATTO , perÍodo de 1991 até 2010.

    ResponderExcluir
  2. Ok! Pode nos mandar as fotos e comentários, pois não temos em mão tais documentos fotográficos. Favor mandar para o e-mail: bage.blumenau@gmail.com
    Obrigado por nos visitar e contribuir com o conhecimento e socialização da história de nossa cidade.

    ResponderExcluir