sábado, 8 de dezembro de 2018

A passagem da Maria Fumaça por Ijuí, iluminada e de forma triunfal... sob os olhares curiosos das crianças e saudosista dos adultos.... mais velhos... recordando os velhos e maravilhosos tempos do IJUHY de ANTIGAMENTE!

A passagem triunfal da Maria Fumaça pela cidade de Ijuí...

A passagem a Maria Fumaça sobre os trilhos do viaduto da rua 14 de Julho...
A despedida da Maria Fumaça, quando passava pela Avenida 21 de Abril, esquina com a rua São Francisco....

Os vídeos acima circularam nas redes sociais de Ijuí registrando o grandioso acontecimento histórico e inusitado.... trazendo muitas lembranças de outros tempos.... e outras vidas....


Alguns moradores de Ijuí devem ter notado um barulho diferente nesta noite. Era a buzina do Trem Maria Fumaça Mallet, que passou novamente pelo município, proporcionando muita alegria e diversão na comunidade, que formou filas para prestigiar a atração.
Um grande público participou e ficou deslumbrado com toda a magia e encanto da Maria Fumaça de Natal, evento realizado pela Empresa Rumo Logística, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária com apoio da Secretaria de Cultura do Município de Ijuí. O evento ocorreu na noite do dia 06 de dezembro de 2018.
Principal transporte no passado, a máquina passou por diversos locais de Ijuí com toda sua estrutura, decorada com luzes de led. A locomotiva, movida a vapor, já havia cruzado pelo município na última terça-feira, 04, e integra o projeto ‘Nos Trilhos do Natal’, desenvolvido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e pela concessionária Rumo Logística. A Maria Fumaça Mallet foi construída na década de 50 nos Estados Unidos. O modelo transportou por quase 30 anos o carvão extraído de Minas, no interior catarinense, para o Porto de Imbituba, em São Paulo. Em 1977, a Maria Fumaça saiu de operação. Agora, depois de ser restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) em parceria com a empresa Rumo, a locomotiva roda o país em eventos turísticos para manter nos trilhos a própria história. Movida a vapor e toda decorada com luzes de Natal, o veículo tem feito sucesso por onde passa. Além dela, diversos vagões todos ornamentados ajudam a embelezar e criar uma imagem toda especial para crianças, jovens e adultos que estiveram presentes.
Nesta noite, de quinta-feira, dia 06 de dezembro de 2018, o Trem de Natal permaneceu por volta de duas horas parado na Estação ferroviária de Ijuí, e teve até presença do Papai Noel, que completou a diversão da criançada. A comunidade teve a oportunidade de fotografar e conhecer o interior da máquina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário