Principais ruas de Ijuí - Um panorama visual, histórico e arquitetônico!

Rua 7 de Setembro:

     A rua 7 de Setembro inicia na Avenida 21 de Abril (continuidade da rua Henrique Kopf). Após 12 quadras na área central da cidade de Ijuí, ingressa no bairro Storch, onde termina ba rua Cassiano Ricardo. Totalizam-se vinte quadras, sentido Sul/Norte.

UMA DAS PRIMEIRAS RUAS A SEREM ABERTAS NA COLÔNIA DE IJUHY

     Foi uma das primeiras ruas a serem criadas/abertas quando da instalação da Colônia de Ijuhy, em 1890. Entre o trecho da rua do Comércio e Floriano Peixoto foi construído alguns barracões (grandes galpões) de madeira onde se alojavam os primeiros imigrantes récem-chegados vindo das Colônias Velhas (primeiras colônias de imigrantes criadas no RS).




Rua 19 de Outubro:                                                   
     Inicia na Avenida 21 de Abril (Centro NORTE-OESTE) como prolongamento da José Gabriel, penetrando na altura da oitava quadra, no bairro São José. Ultrapassa este Bairro (pelo espaço de dez quadras) e entra no Bairro Boa Vista, onde termina na rua Cassiano Ricardo. Possui um total de vinte quadras, sentido Sul/Norte. É a rua que cruza em frente ao antigo Frigorífico Serrano.
Rua de muitos casarões, prédios históricos e sobrados residenciais dos primeiros imigrantes e moradores de Ijuí - mostra da riqueza e opulência de alguns dos primeiros comerciantes da cidade