quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Um pouco da história da fundação do Grêmio Esportivo e Recreativo dos Viajantes de Ijuí - GERVI, fundado em 30 de maio de 1959....

    Dois antigos caixeiros viajantes de Ijuí, o hoje advogado Sildo Brust, e outro que se tornou um empresário bem sucedido, Theodorico Fricke, de saudosa memória, quando se encontraram, certa ocasião, num hotel em Itapiranga, Santa Catarina, tiveram a ideia de formar uma entidade que pudesse servir de união e congraçamento da classe. Era um sonho.

   Quando retornaram a Ijuí procuraram outros dois colegas, o Léo Weber e o Oskar Mühlbach e com eles compartilharam aquela ideia. Assim nasceu o Grêmio Esportivo e Recreativo dos Viajantes de Ijuí, que se tornou conhecido pela sigla de Gervi, e que desde logo recebeu uma entusiasta acolhida e adesão de outros viajantes.


    Assim, no dia 30 de maio de 1959, numa assembleia geral, foi fundada essa entidade com o objetivo primordial de unir a classe dos caixeiros viajantes de Ijuí.
  O Gervi já surgiu com alguns recursos financeiros, oriundos da Festa dos Viajantes, uma tradição que vinha se repetindo, anualmente, no mês de outubro, desde o longínquo ano de 1928, quando aconteceu a primeira edição dessa festividade em nossa cidade.


Texto e pesquisas de Ademar Campos Bindé

Nenhum comentário:

Postar um comentário