quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Comunidade Católica São Paulo, no Distrito Santo Antônio, município de Ijuí - Parte 3

 Por volta de 1918 que os católicos que moravam na então Vila e hoje Distrito Santo Antônio, município de Ijuí passaram a se organizar em comunidade. As celebrações religiosas eram feitas em casas particulares, depois no colégio e, no final da década de 1920, numa capela de madeira, construída em terreno doado por Antônio Bellini. 

    O atual prédio da Capela São Paulo foi inaugurado em janeiro de 1954, quatro anos depois do lançamento da pedra fundamental. A Capela São Paulo é uma das mais tradicionais do município e tem como um de seus orgulhos a organização e realização da Festa da Uva, que neste ano de 2018, chegou a sua 42ª.edição. A festa ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro e parte da uva comercializada produzida na própria localidade. Em parte, a realização desta festa explica a infra-estrutura que a Capela dispõe, com centro comunitário e amplos pavilhões. 

    Os católicos do Distrito de Santo Antônio são atendidos pelos padres da Igreja São Geraldo. A Capela São Paulo, em 1986, estava organizada em grupos de mães, pastoral da terra, grupo de jovens, setor de catequese, casa vocacional, equipe de culto e possuía dois ministros da eucaristia... 


Fonte: Jornal da Manhã do dia 19 de julho de 1986. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário