Portanto, qual seria o contexto sócio-político de Ijuí que estaria por trás da foto tirada no ano de 1910?
Uma interpretação: Os primeiros passos da carreira política do Cel. Dico e a construção do projeto de emancipação política/administrativa de Ijuí.
O primeiro destaque a se fazer é que, ainda, naquele ano não existia a estrada de ferro ligando a então Colônia de Ijuhy e a sede do município em Cruz Alta. A estrada já estava sendo construída. As obras iniciaram em 1906, graças à iniciativa de alguns colonizadores, que preocupados com a falta de transportes, resolveram reivindicar o ramal, que seria mais tarde o “elo” de ligação entre os municípios de Cruz Alta e Santa Rosa, além de beneficiar as cidades de Ijuí e Santo Ângelo. A ligação até Ijuhy somente foi inaugurada, no ano seguinte, no dia 11 de outubro de 1911.
Portanto, para se fazer essa viagem de uma forma mais confortável, o Cel. Antonio Soares de Barros precisou, inicialmente, ir até Cruz Alta, então sede do município, para pegar o trem até Porto Alegre, capital. Nesse deslocamento de Ijuí a Cruz Alta (cerca de 50 km) se levava alguns dias a pé, a cavalo ou de carroça, por trilhas.
A foto é da Estação férrea de Cruz Alta, por volta de 1910, de onde o Cel. Dico embarcou à Porto Alegre. Foto disponível em: http://ronaldofotografia.blogspot.com/2011/01/estacao-ferrea-de-cruz-alta-1914.html
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Chegando em Cruz Alta ele teria, ainda, mais algumas longas horas/dias de trem (Maria Fumaça) até Porto Alegre, passando por Santa Maria.
Eis o prédio da Viação Férrea de Santa Maria que foi construído em 1885. Na década de 20, recebia gado. A foto mostra lotes de animais procedentes de diferentes fazendas gaúchas, aguardando para serem transportados para o local da Exposição Agropecuária-Industrial (no antigo Prado), inaugurada em 24 de maio de 1914, para os festejos do Centenário de Santa Maria. Por ela, Antonio Soares de Barros também passou. Foto disponível em: http://santamaria-rs-brasil.blogspot.com/2009/08/estacao-ferroviaria.html
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Na volta de Porto Alegre para Ijuí o trajeto e a duração da viagem praticamente foram o mesmo tempo. Ida e volta demorou uma semana ou mais tempo.
Antiga Estação Ferroviária da VFRGS, em Porto Alegre, construída por volta de 1910. Foto disponível em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=47477731
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Assim, na conclusão desta maratona tinha que se fazer realmente uma grande festa, pois tal empreendimento não era tão barato e trazia um desgaste físico bastante grande.
Na verdade, entendemos, que essa viagem teve um caráter político/comercial. Uma vez que somando-se ao fato que o Cel. Dico já era o mais forte comerciante da Vila, em ascensão política, paralelamente com seu irmão Salatiel Soares de Barros, em Cruz Alta; e ambos de alguma forma grandes investidores na construção da Ferrovia, logo a nossa conclusão é que certamente o Cel. Dico teria ido à capital do Estado para tratar de negócios, em especial sobre o andamento das obras de construção da ferrovia. E, talvez ainda, a possível elevação da Vila ao “status” de Município, o que o tornaria independente de forma político/administrativa de Cruz Alta, o que de fato aconteceu um pouco mais tarde, isto é, no dia 31 de janeiro de 1912.
Igualmente, nessa viagem, e em outras, ele foi “costurando” algumas negociações políticas que o levaria a ser o substituto natural quando da saída do primeiro Intendente nomeado da cidade de Ijuí, Engenheiro Augusto Pestana, o que aconteceu seis meses após ter assumido o cargo, ou seja no dia 11 de julho de 1012.
Imediatamente o Cel. Antonio Soares de Barros foi nomeado pelo Presidente (Governador) do Estado do Rio Grande do Sul como Intendente provisório até o dia 30 de dezembro de 1912, e depois como intendente eleito por duas administrações, até o dia 03 de janeiro de 1938.
Luis Carlos Ávila - Bagé
Luís, pesquisando sobre a origem da minha família (Kommers), encontrei a informação de que eles entraram no Brasil pelo Porto de Santos, em 04/12/1897 com destino a E.M.M.A.S., fazenda do Cel. Antônio Paes Barros, em Ijuí.
ResponderExcluirPara informação, esta fazenda não ficava em Ijuí. Era provavelmente uma fazenda de café do interior de SP. Desculpem o equívoco.
ResponderExcluirCoco💩💩💩💩💩💩
ResponderExcluirquem?
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