sexta-feira, 30 de junho de 2023

A Comunidade Evangélica é a mais antiga congregação religiosa da então Colônia de Ijuhy


Foi fundada em 19 de janeiro de 1895, em Assembleia Geral, com 220 pessoas presentes.
Denominada inicialmente como "Comunidade Evangélico - Alemã", sendo essa a língua oficial da época.
Por ocasião do "Estado Novo" se processou a Nacionalização de organizações de língua estrangeira, e com isso a Comunidade passou a denominar-se "Comunidade Evangélica de Ijuí".
O pastor Hermann Rosenfeld que exerceu a função por 9 anos, na Comunidade, deixou marcas indeléveis, tanto na história do Município, quanto na Comunidade Evangélica.
Rosenfeld fundou a Escola Paroquial Evangélica, hoje atual "Colégio Evangélico Augusto Pestana", e também o lançamento da Pedra Angular e início da construção da "Igreja da Cruz".
O lançamento da pedra fundamental da Igreja foi em 07 de janeiro de 1909, plano de construção previa que o estilo seria semelhante levemente ao gótico, em forma de cruz, daí o nome "Igreja da Cruz", hoje também conhecida como" Igreja do Relógio".
A Igreja levou 5 anos para ser construída, sendo que a inauguração foi em 08 de maio de 1914. Portanto, em 2023, completou 109 anos.
Muitos recursos financeiros para construção vieram da Alemanha, da Sociedade Gustavo Adolfo, de Berlim.
Na época, era presidente da Comunidade o Sr. Albino Brendler e também o responsável pela Comissão de Construção.
No término da primeira guerra mundial, efeitos devastadores e lamentáveis na Alemanha e extrema penúria em toda Europa central, despertou no Brasil sentimento de profunda compaixão, e a Comunidade enviou ajuda prática "do Amor ao Próximo". Sendo assim, enviados à Alemanha somas em dinheiro, alimentos e vestuário, arrecadados entre os membros.
Ainda hoje, existe algo em Ijuí que nos lembra aquele período amargo de privações na Alemanha.
É o relógio da torre da Igreja da Cruz, que, por ocasião da queda estonteante da moeda alemã, foi possível, em 1921, adquirir da Alemanha por um preço mínimo, um sólido e duradouro relógio de torre, de primeira qualidade e transportá-lo à Ijuí, onde foi montado e posto em funcionamento em janeiro de 1922, sendo que o mesmo está funcionando até hoje em perfeitas condições.

TEXTO E VÍDEO ESPECIAL PARA O Grupo IJUHY de ANTIGAMENTE de EZÉ CAVALHEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário