CIDADE DE IJUÍ ERA PARA ESTAR LOCALIZADA NAS MARGENS DO RIO IJUÍ: Nos primeiros tempos da Colonização de Ijuí (em 1898) surgiu um pensamento (liderado pelo engenheiro e Intendente/administrador da Colônia Ijuhy, Augusto Pestana), e até mesmo ação, para que a localização da cidade que estava surgido fosse transferida e instalada nas margens do rio Ijuí, proximidades da atual ponte sobre a RS-155. A disposição e "pressão" de transferência da Colônia - e seus moradores - da atual área central para as margens do rio foi grande, a tal ponto que um dos incipientes empresários de Ijuí, Emil Glitz, se mudou para lá (com sua família), instalando seu comércio aos viajantes que passavam pelo local. Mais tarde como a proposta não "pegou", ele acabou voltando a morar na cidade atual, isto é, instalando seu hotel e comércio acima da rua do Comércio, próximo aos trilhos.
O jornalista e historiador Ademar Campos Bindé abordou o assunto em
uma de suas colunas publicadas no jornal "O Repórter", no dia
21/06/2008.
Os fundamentos da antiga ponte de ferro sobre o rio Ijuí na RS 155
Antiga ponte de ferro sobre o rio Ijuí na RS 155. Piso de madeira. Jornal Correio Serrano do dia 15-02-1973.
Ao fundo de uma foto familiar do servidor público Edison de Andrade podemos ver a ponte de ferro em atividade.
Jornalista e historiador Ademar Campos Bindé em sua coluna no jornal "O repórter" abordou o histórico da ponte de ferro sobre o rio Ijuí na RS 155, em especial para onde foram parar a sua sucata.
Nesta foto de 1970 podemos ver a RS 155 ainda não asfaltada. Carinhosamente era chamada de "Estrada do Inferno" devido a dificuldade de trafegar principalmente nos dias de chuva. Muita lama e buracos... foram anos de luta para asfaltar a rodovia.
Barca no rio Ijuí nos primeiros tempos de colonização do município.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário