Antigo IMERAB (hoje IMEAB) na década de 60. |
Atualmente o atual Instituto Municipal de Educação
Assis Brasil – IMEAB de Ijuí tem em torno de mil e 300 alunos, sendo a maior
escola pública municipal da região. O IMEAB conta com estudantes, que vão desde
a educação infantil, até o ensino técnico, além da educação especial.
Fundado em 07 de Abril de 1953, o Instituto Municipal
de Ensino Assis Brasil, possui cerca de 150 pessoas em seu quadro entre
funcionários e professores. A diretora atual é Simone Batesini Friedirich. Atualmente
em torno de dois mil egressos do curso de técnico agrícola do educandário,
estão espalhados no Brasil e em outros países.
No dia 02 de março de 2011, o historiador Ademar Bindé abordou a história do IMERAB (hoje IMEAB), em sua coluna no Jornal "O Repórter". |
Abaixo um artigo especial do professor José Augusto Fiorin* publicado originalmente no Blog do Professor José Augusto Fiorin: “Ciências
Sociais em Debate”. Disponível em: http://www.professorfiorin.com.br/2013/04/imeab-60-anos-de-sucesso-na-formacao-e.html
Uma história quando merece ser
reconstruída, rememorada e reverenciada, é quando no transcurso de sua
constituição marcas foram deixadas, elos foram formados, espaços foram
construídos, lugares foram conquistados e, acima de tudo, um exemplo de
seriedade, dignidade e trabalho estiveram presentes.
Hoje, IMEAB – Instituto Municipal
de Ensino Assis Brasil, em outras épocas outros nomes. Hoje – uma
funcionalidade, um público específico, em épocas distantes outras finalidades e
outras representatividades. Muda-se o contexto, muda-se o público, modificam-se
as aspirações, mas a semente plantada pela obra dos Freis Capuchinhos em Ijuí,
ainda continua a render bons frutos. No entanto, adentrar no limiar de sua
historia, é poder sentir e vivenciar mesmo que distantemente o que foi, o que
é, qual seu significado e sua representação a todos aqueles que por essa
instituição de ensino passaram.
Embora o marco fundacional ao
qual hoje considera-se o princípio de atuação dessa instituição de ensino seja
o ano de 1953, vamos perceber que o embrião dessa obra está no longínquo ano de
1937 quando são criados colégios elementares em todo estado e Ijuí não foge a
regra, adotando uma postura similar ao que fora proposto.
Outro aspecto, que faz parte da
gênese dessa escola, diz respeito a instalação de uma Escola de Capatazes
Rurais, em 1943, que durou dois anos. A finalidade era clara: treinar
agricultores na prática de sua profissão. O ensino ao homem rural, cuja maioria
vinda através de um processo de imigração que possibilitou a colonização de
Ijuí, foi a marca inicial desse espaço de aprendizagem, como mecanismo de
desenvolvimento ao incipiente município e de formação básica a seus habitantes.
Com o advento da República
Democrática com característica Populista que se instala no Brasil a partir de
1946, com a implantação de uma nova constituição e por conseguinte, novos
mecanismos reguladores ao ensino, foi regulamentado o Ensino Normal e Agrícola.
Com isso, em Ijuí é criada em 1953, a Escola Normal Rural Municipal Assis
Brasil sob a orientação do capuchinho Frei Libório, cabendo a essa ordem a
administração e as diretrizes do educandário por muitos anos de sua existência.
No transcurso de sua história,
vários cursos fizeram parte do cotidiano dessa escola, cuja ênfase é dado aos cursos
Normal Rural, de Economia Domestica, Técnico Agrícola e em Agropecuária, sendo
este último, o que atualmente o Instituto oferece. Esses cursos possuíam uma
utilidade abrangente, porque possibilitavam uma formação especifica e um
preparo qualificado no exercício de uma profissão, ou ao menos em atividades
ligadas a propriedade rural.
Se em 1953 a escola entra em
funcionamento no antigo prédio da Escola de Capatazes é somente em 1958 – que o
alojamento feminino é construído aos cuidados das irmãs religiosas. Com isso,
há a inserção de um Curso Primário para a formação de professores, onde as
mulheres freqüentavam a escola para serem preparadas à docência a até mesmo
para o casamento.
Um protótipo daquilo que
possuímos hoje emerge em abril de 1962 quando é instalado o curso colegial
agrícola em convênio com o estado, possibilitando que em maio, a nomenclatura
modificasse para Instituto Municipal de Educação Rural Assis Brasil – IMERAB.
Nesse mesmo contexto, houve a pretensão de instalação em sua estrutura de um
curso de Agronomia, sendo construído um prédio (que hoje abriga o ensino
fundamental) com espaços reservados de salas-laboratorio, que nunca chegaram a
ser utilizadas. Porém, o desejo da implantação de um curso inédito de Agronomia
em Ijuí, nesse momento falhou, até hoje verificasse as razões de tal perda.
Reflete-se a isso, porque o IMERAB constitui-se nesse período como o único no
Rio Grande do Sul com essa modalidade de ensino. Referência em educação que
serviu de modelo e exemplo a várias escolas técnicas-agricolas que surgiram no
Rio Grande do Sul, que vieram a Ijuí buscar o exemplo de gestão apresentado
pelo Instituto.
Hoje, ao celebrar seus 60 anos, o
educandário apresenta uma característica diferente daquela que o conduziu em
sua história. O IMEAB – Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, com seus
mais de 1500 alunos e uma centena de professores e profissionais da educação,
mantém o compromisso assumido por seus idealizadores e precursores. Embora
exista ainda um Curso Técnico em Agropecuária, honrando as tradições do
educandário, há projetos voltados ao Ensino Fundamental, Educação Infantil,
Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Em sua trajetória mudou o
foco, mas permaneceu o desejo de implantar ensino de qualidade e de comprometimento
pelos profissionais que fizeram e ainda fazem parte da construção coletiva
dessa história.
Professor Graduado em História
Pós-graduado em Ciências Sociais:
Especialista em Sociologia
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